Distribuição geográfica da esporotricose em cães e gatos em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v12022p18Palavras-chave:
Sporothrix, Saúde Pública, ZoonoseResumo
A esporotricose é uma zoodermatose causada por fungos do gênero Sporothrix. Objetiva-se descrever a distribuição geográfica da esporotricose em animais em Campos dos Goytacazes, RJ, entre 2016 e 2022. Os animais foram atendidos no Hospital Veterinário, quando foi coletado material das lesões para cultura fúngica e microscopia direta. O mapeamento dos casos foi realizado através da ferramenta MyMaps® disponibilizada pelo Google®. Foram diagnosticados 802 cães e gatos positivos para esporotricose, avaliando-se 122 bairros e 13 distritos. Os bairros mais afetados foram Jockey Club, Parque Califórnia, Turf, Centro e Penha. Conclui-se que a cidade enfrenta situação preocupante e a doença não deve ser negligenciada pelos órgãos de saúde.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela Martins Pereira, Adriana Jardim de Almeida, Giulia Del Giudice Figueiredo de Araujo, Sarah Ormonde Cardoso, Tarcísio Gonçalves de Souza Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).