E-book sobre emergências clínicas:
um projeto direcionado aos internos de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p7Palavras-chave:
Medicina, Emergências, Internet, Livros, Disseminação de InformaçãoResumo
Introdução: A era digital vem permitindo, de forma crescente, o acesso a informações sobre os mais variados temas e de forma instantânea. Hoje, o volume de dados disponíveis na internet tem grande potencial frente ao contexto laboral de diferentes áreas, sendo importante, inclusive, no auxílio à prática de acadêmicos de Medicina e de médicos recém-formados. Apesar disso, é válido ressaltar que, uma vez que as possibilidades de buscas são vastíssimas e abrangem uma pluralidade de fontes, pesquisas podem proporcionar respostas equivocadas ou material de fraca evidência científica. Nesse sentido, a formulação de um material de fácil acesso e que seja respaldado nas principais diretrizes da área da saúde faz-se necessário. Objetivos: O objetivo principal deste projeto de extensão consiste em elaborar um livro baseado em evidências e em protocolos clínicos atualizados, disponível em formato digital (e-book) e de forma gratuita, que contemple as principais emergências clínicas em diversas áreas da Medicina e que seja dedicado, especialmente, para internos do mesmo curso, servindo como material de consulta e estudo. Outros objetivos incluem desenvolver postagens on-line, nas redes sociais do próprio projeto, sobre definições em emergências e outros temas de relevância médica expostos em infográficos dinâmicos e objetivos, bem como auxiliar acadêmicos no desenvolvimento de um raciocínio clínico adequado e, também, no manejo supervisionado de pacientes sob situações críticas. Relato de experiência: A experiência do projeto baseou-se na divisão de tarefas de acordo com a afinidade de cada participante pelos diversos segmentos que estruturam o referido trabalho e que incluem: produção textual/redação, revisão ortográfica e científica, design gráfico, diagramação e divulgação. A estruturação dessas atividades em comissões permite maior organização entre os membros da equipe e a posterior consolidação dos capítulos do livro, que ocorre devido à integração de todo o material produzido pelas comissões. Reflexão sobre a experiência: O resultado final beneficia tanto o público alvo quanto os próprios autores do projeto, visto que a construção de cada capítulo demanda horas de estudo ativo, aprofundamento e revisão de condutas médicas, assim como o desenvolvimento de habilidades específicas que vão desde a escrita que, apesar de técnica, apresenta uma linguagem simplificada, até a elaboração de estratégias de marketing que visam aumentar a visibilidade do livro no meio acadêmico, via plataformas digitais. Em linhas finais, ainda é conveniente destacar que o trabalho descrito aqui reforça o compromisso das Universidades públicas do Rio de Janeiro com a produção científica no país, haja vista que todos os envolvidos são discentes ou docentes de instituições de ensino superior localizadas no Estado. Conclusões: Conclui-se, portanto, que este projeto promove não só a transmissão de conhecimentos em emergências médicas para aqueles que ainda não possuem vasta experiência em campo prático, como também promove o combate à disseminação de informações falsas, questionáveis ou desatualizadas em Medicina.
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