A elaboração de um Boletim Epidemiológico sobre Mortalidade Materna em um município da região Norte Fluminense (2018-2022)
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p9Palavras-chave:
Mortalidade Materna, Vigilância em Saúde Pública, Indicadores básicos de Saúde, Gravidez, Saúde da MulherResumo
Introdução: A mortalidade materna é um indicador fundamental de saúde para qualificar a assistência prestada nos serviços de saúde. Consideram-se fatores biológicos e sociais, levando em conta o número de óbitos de mulheres em gestação até um período de 42 dias pós-parto, com causas relacionadas à gravidez ou complicações associadas a ela. Para compreender essa problemática, é necessário quantificá-la a fim de descrevê-la, monitorar e construir intervenções. As taxas de mortalidade elevadas nesse grupo podem ocorrer por diversos fatores, incluindo a insatisfação nos serviços prestados, a falta de acolhimento e a violação dos direitos dessas mulheres. É importante ressaltar que muitas dessas causas poderiam ser evitáveis por meio de ações preventivas e políticas de saúde eficazes. Objetivos: Relatar a experiência da construção de um boletim epidemiológico por um Projeto de Extensão, a partir dos dados relacionados à mortalidade materna em um município da região Norte Fluminense, a fim de contribuir para qualificação da assistência prestada na rede municipal de saúde. Relato de experiência: Os discentes extensionistas coletaram as informações sobre a mortalidade materna, a partir da base de dados da vigilância em saúde do município, fazendo análise em conjunto com os orientadores. A partir disso, está sendo possível elaborar o boletim epidemiológico, o qual será exposto à gestão em saúde municipal e, posteriormente, disponível para todos os profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) local. Reflexão sobre a experiência: Por meio desse trabalho, foi possível adquirir conhecimentos sólidos sobre a análise e interpretação de dados epidemiológicos, além de reconhecer a importância dos indicadores de saúde para o exercício da profissão. O entendimento desses indicadores permite uma visão mais clara da realidade da saúde da população, auxiliando na identificação de áreas de risco, na alocação de recursos e na implementação de estratégias preventivas. Ainda, eles norteiam a elaboração de políticas públicas e protocolos hospitalares, a fim de guiar o fluxo de atendimento e garantir um cuidado de qualidade aos pacientes. Conclusão: Com base no boletim epidemiológico, será possível identificar os fatores associados à mortalidade materna no município, o que será de grande valia para o planejamento e a gestão das intervenções necessárias. Além disso, as experiências interprofissionais viabilizadas pelo projeto contribuem para o desenvolvimento de práticas colaborativas e integradas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Angie Vanessa Martinez Nava, Amanda Gomes Gonçalves, Ana Raquel Siqueira Santos, Liz Junger Mourão, Amanda Barbosa Mannucci, Fernanda Teles Morais do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).