Educação em Saúde para os pais, professores e funcionários das creches em Campos dos Goytacazes
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p10Palavras-chave:
Educação em SaúdeResumo
Introdução: A Educação em Saúde desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar de crianças em idade pré-escolar. Este resumo aborda a importância da Educação em Saúde para pais, professores e funcionários das creches em Campos dos Goytacazes, destacando como a colaboração entre esses grupos pode melhorar a qualidade de vida das crianças e promover um ambiente de cuidado e aprendizado saudável.Objetivo Geral: Promover a educação em saúde integrada ao binômio escola-família através de palestras orientadoras, com abordagem a cuidados de higiene e alimentação, importância do aleitamento materno, parasitoses intestinais, vacinação, Dengue/ Zika/ Chikungunya, Leptospirose, Escabiose, Pediculose, higiene bucal, Asma, Bronquite, Rinite, esclarecimento quanto ao uso de contraceptivos para as mães. Objetivos Alcançados: O projeto tinha como objetivo principal a propagação de conhecimento, orientação, esclarecimento das dúvidas, interação com os familiares e funcionários das creches e foi muito bem executado. Os pais e responsáveis foram participativos e interessados em saber mais sobre os assuntos. Logo, o objetivo foi alcançado pois por meio desses encontros conseguimos levar mais informação para a população em geral e não só para os indivíduos que compareceram aos nossos encontros.Ações e etapas realizadas: Foram realizados diversos encontros nas localidades a seguir: Creches municipais de Custodópolis; Cem Santa Rosa; Cem Boa Vista; Cem Novo Jockey; Nova Canaã e II Ação Social CSEC. Dificuldades e facilidades encontradas: As únicas dificuldades observadas foram a respeito do comparecimento em massa dos pais ou responsáveis em alguns encontros. Contudo, de maneira geral, todos eram bem participativos e interessados em aprender mais sobre os assuntos abordados. Avaliações sobre o desempenho e participação dos estudantes: Os integrantes deste projeto conseguiram executar as atividades práticas com domínio dos assuntos e conforme o planejamento com o professor orientador. As atividades foram supervisionadas e acrescentados os devidos comentários por parte do professor, quando cabiam ressalvas. Conclusão: A importância do projeto contribuiu beneficamente na formação acadêmica profissional dos integrantes, visto que foi possível vivenciar a prática da promoção da educação em saúde e seus impactos na formação médica e humana das integrantes. A relevância do projeto é indiscutível tendo em vista o grande número de pessoas que foram beneficiadas com informação podendo assim difundir conhecimentos nas suas localidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Júlia Couto Villar, Erica Telles Rodrigues, Maria Eduarda Sena Vale Ferreira, Victória de Souza Damasceno Castro, Igor Leal Pena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).