O perfil dos pacientes atendidos no crie para aplicação de Palivizumabe em Campos dos Goytacazes
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p30Palavras-chave:
Palivizumabe., Sazonalidade, NotificaçãoResumo
Introdução: A notificação de pacientes, feita pelo CRIE que necessitam da vacinação pela Palivizumabe é essencial para o estudo epidemiológico dos pacientes e suas necessidades, colaborando dessa forma para conscientização de sua necessidade para o governo e para os profissionais de saúde. Objetivo: Garantir informação aos funcionários de saúde e demais interessados a partir da análise de dados dos pacientes atendidos no crie em Campos dos Goytacazes no período de fevereiro de 2023 a julho de 2023, tendo também a perspectiva de maior valorização da necessidade das notificações dos pacientes que necessitam da vacina da palivizumabe levado em conta idade e comorbidades associadas para garantia da continuidade do investimento do governo a essa imunização e sua valorização no meio da saúde e social. Método: Para o melhor entendimento acerca do projeto do governo referente foi coletado informações por documentos do governo do estado e do município, como notas técnicas e arquivos de capacitação para aplicação da palivizumabe. Também orientações e dados da secretaria de saúde e do CRIE da Cidade de Campos Dos Goytacazes. Resultados e discussão: Com a análise dos dados, foi observado um total de 38 pacientes. sendo fevereiro 3 aplicações, março: 7, abril: 14, maio: 28 , junho: 33, julho: 29. cada mês o paciente recebe uma dose com intervalo de no mínimo 4 semanas e são aplicadas no máximo 5 doses já que são aplicadas eguindo a sazonalidade e não há aplicações após. Conclusão: O impacto das políticas públicas na mortalidade dos pacientes passíveis do programa citado é clara e de extrema importância. É visto também uma boa aderência da população acerca do projeto, sem deixar de lado a ambição de maior disseminação das informações e assim maior conscientização da população e dos profissionais da saúde. é de interesse também dos autores deste trabalho a organização de palestras posteriores para população a respeito da vacinação dos pacientes que se enquadram no programa e a importância das notificações para estudos epidemiológicos posteriores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bianca Ambrosim Louzada, Anelise Amoy Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).