Diabetes como cofator de risco para câncer:
estudo Caso-Controle
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p32Palavras-chave:
Câncer, Diabetes melitus, Fatores de RiscoResumo
O diabetes mellitus (DM) é uma síndrome metabólica multifatorial favorecendo a formação de adipocinas e produção de espécies reativas de oxigênio, os quais podem causar alterações genéticas nas células, aumentando o risco de câncer. Este estudo investiga o DM como fator de risco prévio em pacientes com diagnóstico de câncer. O grupo caso incluiu 26 pacientes com diagnóstico entre 2022 e 2023 para câncer de mama, endométrio, próstata, estômago, colorretal, fígado, vias biliares, pâncreas, rim e bexiga. O grupo controle incluiu 26 pacientes pareados em sexo e idade (± 3 anos) ao grupo caso, sendo excluídos pacientes com histórico prévio de câncer. Ambos os grupos excluem menores de 18 anos; gestantes; pacientes com diagnóstico de hipotireoidismo; colagenoses; doenças autoimunes; síndrome plurimetabólica e diabetes insipidus. A coleta de dados aconteceu mediante entrevistas e análise de prontuários; identificando o perfil dos pacientes (idade, sexo, raça, altura, peso, circunferência abdominal); a história social (etilismo, tabagismo, sedentarismo) e a história familiar para DM e câncer. Ainda coletadas informações sobre o diagnóstico do DM (data e tipo de tratamento) e Câncer (data, tipo histológico, imunohistoquímica, estadiamento). Preserva-se a confidencialidade dos pacientes em todas as etapas deste estudo. Aprovado pelo Comitê de Ética pelo parecer nº 5.967.254. Verificou-se entre os grupos caso e controle, respectivamente: média de idade: 60 (±13) anos / 57 (±12) anos; Raça: 13 (50%) / 6 (23,08%) branca; 7 (26,92%) / 11 (42,31%) parda; 6 (23,08%) / 9 (34,62%) preta. Índice de Massa Corporal (IMC): 26,49 (± 6,61) / 29,32 (±6,29). Obteve-se 7 (26,92%) casos e 5 (19,23%) controles com diagnóstico de DM. Houve maior razão de chances para DM no grupo caso, OR = 1.55 (IC 95%: 0,42 - 5,7) podendo indicar algum risco relativo, embora sem associação estatisticamente significativa (p = 0.51). Entre os 7 diabéticos do grupo caso, 6 apresentavam câncer de mama, metade dos participantes com esse câncer, que foi também o mais representado no grupo caso. 12/26 (46,15%). Essa análise preliminar estratificada aponta associação de risco melhor estabelecida entre o câncer de mama e o DM, OR = 3 (IC 95%: 0,53 - 16,9), quando comparado ao grupo controle. No entanto, esta diferença pode ainda ser em função da sub-representação dos demais tipos de câncer na atual amostra. Este estudo tem o potencial de contribuir na compreensão da correlação entre o DM e o Câncer. Podendo indicar melhores estratégias de prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento mais precoce tanto do DM, quanto do Câncer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Matheus Neto Peixoto, Marina Siqueira Teixeira, Sandro Bichara Mendonça

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).