Cisto ósseo aneurismático em coluna dorsal:
um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.1000.vol.19.n1.2024Palavras-chave:
Cistos Ósseos, Denosumab, Coluna VertebralResumo
O presente estudo tem o objetivo primário de relatar um caso de cisto ósseo aneurismático em coluna dorsal, que foi diagnosticado, tratado e segue em acompanhamento. O objetivo secundário é compreender como o cisto ósseo aneurismático (COA) pode ser identificado e tratado de forma efetiva, evitando suas consequências. O COA é uma doença benigna rara, potencialmente destrutiva devido a sua alta atividade osteoclástica. Acomete majoritariamente mulheres jovens. Ocorre principalmente na metáfise dos ossos longos, coluna vertebral, fêmur e tíbia. Realizado relato de caso de paciente diagnosticado com COA no Hospital Escola Álvaro Alvim. Os sintomas são inespecíficos, mas incluem: dor, parestesia, dificuldade de deambulação e edema local. O diagnóstico é iniciado através de tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética, o que é confirmado, definitivamente, por meio de biopsia e estudo histopatológico. O tratamento é variável e depende da localização do COA, da agressividade e do risco de sangramento. Em casos com risco de recidiva ou casos inoperáveis, o uso do anticorpo monoclonal Denosumabe é uma ótima alternativa. O prognóstico se mostra favorável caso o diagnóstico e o tratamento sejam instituídos de maneira precoce.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Phatryck Lhoran Pinheiro Ferreira, Karoline de Alvarenga Leandro Lobo, Alison Chagas Ferreira, Lucas de Souza Gomes, Manoella Manhães Monteiro, Ramon Gonçalves Romano Cruz Ribeiro.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








