Perspectivas do uso de canabinoides e seus benefícios no tratamento da dor crônica
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.1046.vol.19.n1.2024Palavras-chave:
Canabinoides, Dor Crônica, Canabidiol, EndocanabinoidesResumo
A dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual realou potencial. Quando persiste por mais de 90 dias, é considerada uma dor crônica (DC) ese torna uma doença. O efeito dos canabinoides na modulação da dorapresenta melhoriada qualidade de vida dos pacientes com DC, visto que o manejo dessa condição é comumente realizado poropioides, que podem levar à ocorrência de dependência,abstinência, tolerância e efeitos adversos. Nesse cenário, o presente estudo visa aenfatizaros benefícios da terapia com canabinoides no tratamento da DC, por meio de uma revisão narrativa. Como resultado, pode-se afirmar que os fitocanabinoidesse ligam aos receptores do sistema endocanabinoide e atuam como moduladores da dor por ação analgésica em estados inflamatórios e de hiperalgesia, minimizando respostas aos estímulos nocivos em aspecto comportamental e neurofisiológico. Visando a terapêutica das DCsrefratárias ao tratamento convencional,o uso dos canabinoides se apresenta como uma estratégia promissora, pois são capazes de atuar no alívio da dor e contribuir com a redução dos efeitos adversos associados ao uso de opioides conforme demonstrado em estudos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Brasil Barbosa, Isabelle Freiman Vieira Santos, Maria Fernanda Kezen Leite Mansur, Anderson Nunes Teixeira.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








