TUMOR CARCINÓIDE PULMONAR: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.115.vol.5.n2.2010Palavras-chave:
neoplasias pulmonares, neoplasia neuroendócrina, tumor carcinóideResumo
Introdução: Os tumores carcinóides são neoplasias neuroendócrinas raras de crescimento lento. A maioria dos casos registrados na literatura é diagnosticada entre a quinta e sexta décadas de vida e se manifesta através de infecções pulmonares recorrentes, tosse, hemoptise ou chiado no peito. Classificam-se em típicos e atípicos e o tratamento ideal é a ressecção cirúrgica.Objetivo: Relatar um caso de Tumor Carcinóide Pulmonar.
Método: Revisão de prontuário
Relato de Caso: Paciente, sexo feminino, 46 anos, assintomática, encaminhada ao serviço de Cirurgia Torácica devido a um achado incidental na radiografia de tórax de uma massa localizada em terço médio do pulmão esquerdo. Submetida a lobectomia pulmonar como tratamento cirúrgico, apresentando evolução satisfatória. O diagnóstico de Tumor Carcinóide Típico Pulmonar foi confirmado através da imunohistoquímica.
Conclusão: O presente relato enfatizou que o tratamento de escolha para tumores carcinóides típicos pulmonares é a ressecção cirúrgica, apresentando um excelente prognóstico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fernanda Ramos Portelli Magalhães, José Cláudio da Silva Manhães, Mayra Drummond Palmeira Gama.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








