GRANULOMA LARÍNGEO: RELATO DE CASO

Autores

  • Fernanda Siqueira Mocaiber Dieguez Faculdade de Medicina de Campos
  • Martha Verônica Câmara Barbosa Hospital Geral de Guarus, Faculdade de Medicina de Campos
  • Angélica Araújo Rangel de Almeida Faculdade de Medicina de Campos
  • Natália RaMaciel Faculdade de Medicina de Campos
  • Vanessa de Araújo Souza Faculdade de Medicina de Campos

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.116.vol.5.n2.2010

Palavras-chave:

Granuloma, laringe, distúrbios da voz, refluxo gastroesofágico

Resumo

Introdução: Granulomas inespecíficos da laringe são lesões que ocorrem na região do processo vocal da cartilagem aritenóide. Suas principais causas são a fonação intensa e forçada com trauma fonatório, intubação endotraqueal e refluxo gastroesofágico. Irritantes crônicos da laringe, como álcool e tabaco tendem a favorecer seu surgimento. O tratamento faz-se de acordo com a etiologia.
Objetivo: Relatar um caso de granuloma de contato, enfatizando sua etiologia e fatores que favorecem o seu surgimento e discussão sobre o melhor tratamento.
Método: Revisão de prontuário e acompanhamento clínico.
Relato de Caso: Homem, de 35 anos de idade, procurou o serviço de Otorrinolaringologia por apresentar um "incômodo" na garganta que piorava com esforço. Foi realizada uma videolaringoscopia que evidenciou um granuloma laríngeo. Após esse diagnóstico foi submetido à cirurgia para remoção do granuloma, porém o paciente ainda apresentava "incômodo" na garganta após o procedimento. Foi então reavaliado através de novo exame de vídeolaringoscopia e endoscopia digestiva alta (EDA) seguido de tratamento para refluxo gastroesofágico, evoluindo com melhora.
Conclusão: O diagnóstico de granuloma laríngeo é feito pela história clínica, pelo exame otorrinolaringológico e exames complementares. Na história clínica os pacientes podem apresentar desde uma disfonia leve a acentuada, dor na laringe, pigarrear constante, otalgia reflexa, sensação de corpo estranho na garganta, etc. Estes sintomas pioram com o esforço vocal. A videolaringoscopia é o melhor exame e a cirurgia algumas vezes é necessária. Deve-se sempre pesquisar a causa do granuloma para excluí-la e evitar recidivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Siqueira Mocaiber Dieguez, Faculdade de Medicina de Campos

Aluna do 6° Ano do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Campos/ RJ.

Martha Verônica Câmara Barbosa, Hospital Geral de Guarus, Faculdade de Medicina de Campos

Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Coordenadora do Serviço de Otorrinolaringologia / Audiologia e Médica Otorrinolaringologista do Hospital Geral de Guarus, Professora convidada da Cadeira de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Campos, Campos dos Goytacazes/RJ.

Angélica Araújo Rangel de Almeida, Faculdade de Medicina de Campos

Aluna do 6° Ano do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Campos/ RJ.

Natália RaMaciel, Faculdade de Medicina de Campos

Aluna do 6° Ano do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Campos/ RJ.

Vanessa de Araújo Souza, Faculdade de Medicina de Campos

Aluna do 6° Ano do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Campos/ RJ.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Como Citar

Mocaiber Dieguez, F. S., Barbosa, M. V. C., Rangel de Almeida, A. A., RaMaciel, N., & Souza, V. de A. (2010). GRANULOMA LARÍNGEO: RELATO DE CASO. Revista Científica Da Faculdade De Medicina De Campos, 5(2), 15–18. https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.116.vol.5.n2.2010

Edição

Seção

Relatos de Caso