GRANULOMA LARÍNGEO: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.116.vol.5.n2.2010Palavras-chave:
Granuloma, laringe, distúrbios da voz, refluxo gastroesofágicoResumo
Introdução: Granulomas inespecíficos da laringe são lesões que ocorrem na região do processo vocal da cartilagem aritenóide. Suas principais causas são a fonação intensa e forçada com trauma fonatório, intubação endotraqueal e refluxo gastroesofágico. Irritantes crônicos da laringe, como álcool e tabaco tendem a favorecer seu surgimento. O tratamento faz-se de acordo com a etiologia.Objetivo: Relatar um caso de granuloma de contato, enfatizando sua etiologia e fatores que favorecem o seu surgimento e discussão sobre o melhor tratamento.
Método: Revisão de prontuário e acompanhamento clínico.
Relato de Caso: Homem, de 35 anos de idade, procurou o serviço de Otorrinolaringologia por apresentar um "incômodo" na garganta que piorava com esforço. Foi realizada uma videolaringoscopia que evidenciou um granuloma laríngeo. Após esse diagnóstico foi submetido à cirurgia para remoção do granuloma, porém o paciente ainda apresentava "incômodo" na garganta após o procedimento. Foi então reavaliado através de novo exame de vídeolaringoscopia e endoscopia digestiva alta (EDA) seguido de tratamento para refluxo gastroesofágico, evoluindo com melhora.
Conclusão: O diagnóstico de granuloma laríngeo é feito pela história clínica, pelo exame otorrinolaringológico e exames complementares. Na história clínica os pacientes podem apresentar desde uma disfonia leve a acentuada, dor na laringe, pigarrear constante, otalgia reflexa, sensação de corpo estranho na garganta, etc. Estes sintomas pioram com o esforço vocal. A videolaringoscopia é o melhor exame e a cirurgia algumas vezes é necessária. Deve-se sempre pesquisar a causa do granuloma para excluí-la e evitar recidivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fernanda Siqueira Mocaiber Dieguez, Martha Verônica Câmara Barbosa, Angélica Araújo Rangel de Almeida, Natália RaMaciel, Vanessa de Araújo Souza.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








