Linfoma Não-Hodking de Células do Manto: Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.120.vol.5.n1.2010Palavras-chave:
Linfoma, Linfoma não-Hodking, neoplasia, células do mantoResumo
Introdução: Os linfomas constituem um grupo de neoplasias originárias do tecido linfóide, sendo o linfoma de células do manto um subtipo de Linfoma não-Hodgkin (LNH) derivado dos linfócitos B pequenos “virgens” da zona do manto. Corresponde a 6% de todos os LNH.Objetivo: Descrever um caso de linfoma não-Hodgkin de células do manto.Método: Revisão de prontuário médico.Relato de Caso: J.N.A, 62 anos, sexo masculino, com história de adenomegalias cervicais indolores à esquerda, seguidas pelo aparecimento de adenomegalias axilares à direita e esquerda; inguinais bilaterais; supra-claviculares e aumento indolor da bolsa escrotal. Relata sudorese noturna, acompanhada de astenia e emagrecimento. Ao exame: Linfonodos firmes, aderidos a planos profundos, de consistência elástica. Abdômen: globoso, depressível, indolor à palpação superficial e profunda, apresentando hepatoesplenomegalia. Radiografia de tórax apresentando adenomegalia mediastinal bilateral. O diagnóstico foi realizado por biopsia do linfonodo cervical: linfoma não-Hodgkin de células do manto, apresentando imunohistoquimica com CD20 e Ciclina D1 positivos. Biopsia da medula óssea ilíaca direita e à esquerda: Infiltração difusa por Linfoma não-Hodgkin de pequenas células, compatível com linfoma de células do manto,correspondendo a 90% da celularidade total. Feito pulsoterapia com corticóide e após, inicio da quimioterapia com esquema CHOP. No momento em acompanhamento multidisciplinar.Conclusão: Este caso retrata um linfoma agressivo, com doença disseminada (estágio IV de Ann Harbor) e índice de prognóstico (IPI) com escore elevado, indicando um pior prognóstico. Nestes casos os tratamentos têm sido insatisfatórios, sendo a remissão completa atingida por uma minoria, com sobrevida média entre 3 e 5 anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Maron El Kik, Antônio de Pádua de Freitas, João Tadeu Damian Souto Filho, Aline Alves Barbosa, Aline Maria Rios Paes da Silva, Fernanda Alves Barbosa, Gustavo Fernandes Ribas.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








