Aspectos práticos do uso de contraceptivos hormonais combinados no tromboembolismo venoso
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.1204.vol.19.n2.2024Palavras-chave:
Mulheres, Gestantes, Trombose, Embolia pulmonar, AnticoncepcionaisResumo
Os contraceptivos orais combinados (COCs) são amplamente utilizados pelas mulheres brasileiras, oferecendo benefícios adicionais à contracepção. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o uso de COCs e o tromboembolismo venoso (TEV), bem como identificar medidas que podem ser adotadas para minimizar esse risco, considerando as diferentes formulações de COCs. Foram coletados dados na literatura, incluindo as diretrizes atuais que abordam o tema proposto. Os COCs representam um risco baixo para o TEV, com prevalência variando conforme a formulação hormonal utilizada e o perfil de cada paciente. Além disso, observou-se que o risco de TEV diminui com o tempo de uso contínuo dos COCs, sendo mais elevados nos primeiros meses de terapia. A escolha criteriosa da formulação do COC pode ajudar a reduzir o risco de TEV em mulheres em idade fértil que optam por essa forma de contracepção. Recomenda-se uma avaliação individualizada do risco antes da prescrição, considerando fatores como histórico pessoal ou familiar de TEV, idade, índice de massa corporal e tabagismo. A continuidade ou descontinuidade do uso de COCs durante períodos de imobilização, cirurgias e puerpério deve ser cuidadosamente avaliada para minimizar potenciais complicações tromboembólicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marina Araujo Zulchner, Marcos Arêas Marques, Isabel de Castro Nunes Senfft, Stênio Karlos Alvim Fiorelli, Rossano Kepler Alvim Fiorelli, Bernardo Cunha Senra Barros, André Luiz Malavasi Longo de Oliveira.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








