Tumor de Wilms:
relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.1220.vol.20.n1.2025Palavras-chave:
Tumor de Wilms, Nefroblastoma, Radiologia, PediatriaResumo
O Tumor de Wilms é o tumor renal pediátrico mais frequente e um dos mais sensíveis ao tratamento. Este estudo tem como objetivo relatar um caso de Tumor de Wilms em um paciente pediátrico. Trata-se de uma criança de 4 anos, do sexo feminino, que compareceu à consulta apresentando constipação intestinal e uma massa abdominal à direita, sem ultrapassar a linha média do abdome. O diagnóstico foi confirmado por meio de ultrassonografia e tomografia computadorizada. O tratamento inclui cirurgia e quimioterapia, sendo o tumor altamente quimiossensível. Portanto, este relato reforça a relevância de um diagnóstico precoce e preciso, essencial para otimizar os resultados terapêuticos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emilly Chagas Barros Martins, Ellen de Brito Oliveira dos Santos, Eliza Barroso Siqueira, Maria Júlia Silva Moreira de Souza, Adilson Gonçalves Marinho Junior, Regina Célia de Souza Campos Fernandes.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








