Relação entre a prática de atividades extracurriculares e o desempenho acadêmico na medicina
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.1229.vol.20.n1.2025Palavras-chave:
atividades extracurriculares, saúde mental, qualidade de vida, estudantes de medicinaResumo
Investigar a relação entre a prática de atividades extracurriculares e o desempenho acadêmico dos estudantes de medicina. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com foco nos estudantes de medicina de diferentes países e contextos educacionais. Os estudos observacionais e analíticos que examinaram o impacto das atividades extracurriculares na saúde mental e desempenho acadêmico foram obtidos por meio das bases de dados PubMed, SciELO, Portal de Periódicos CAPES, e LILACS. A participação em atividades extracurriculares está associada ao melhor desempenho acadêmico, adaptação ao ambiente universitário e desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. No entanto, o envolvimento excessivo pode gerar sobrecarga emocional e prejudicar o bem-estar dos estudantes. É essencial manter um equilíbrio entre atividades curriculares e extracurriculares para promover o desenvolvimento integral e a saúde mental dos estudantes de medicina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caio de Moura Torres, Luisa Natalia Rezende Ramos, Pedro Augusto Tavares de Sá, Jalsi Tacon Arruda Tacon Arruda.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).