Relação entre a prática de atividades extracurriculares e o desempenho acadêmico na medicina

Autores

  • Caio de Moura Torres Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, Anápolis, GO, Brasil.
  • Luisa Natalia Rezende Ramos Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, Anápolis, GO, Brasil.
  • Pedro Augusto Tavares de Sá Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, Anápolis, GO, Brasil.
  • Jalsi Tacon Arruda Universidade Evangélica de Goiás –UniEVANGÉLICA, Anápolis, GO, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7091-4850

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.1229.vol.20.n1.2025

Palavras-chave:

atividades extracurriculares, saúde mental, qualidade de vida, estudantes de medicina

Resumo

Investigar a relação entre a prática de atividades extracurriculares e o desempenho acadêmico dos estudantes de medicina. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com foco nos estudantes de medicina de diferentes países e contextos educacionais. Os estudos observacionais e analíticos que examinaram o impacto das atividades extracurriculares na saúde mental e desempenho acadêmico foram obtidos por meio das bases de dados PubMed, SciELO, Portal de Periódicos CAPES, e LILACS. A participação em atividades extracurriculares está associada ao melhor desempenho acadêmico, adaptação ao ambiente universitário e desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. No entanto, o envolvimento excessivo pode gerar sobrecarga emocional e prejudicar o bem-estar dos estudantes. É essencial manter um equilíbrio entre atividades curriculares e extracurriculares para promover o desenvolvimento integral e a saúde mental dos estudantes de medicina.

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

de Moura Torres, C., Rezende Ramos, L. N., Tavares de Sá, P. A., & Tacon Arruda, J. (2025). Relação entre a prática de atividades extracurriculares e o desempenho acadêmico na medicina . Revista Científica Da Faculdade De Medicina De Campos, 20(1), 23–32. https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.1229.vol.20.n1.2025