Mielolipoma de supra-renal. Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.146.vol.3.n1.2008Palavras-chave:
Incidentaloma de supra-renal, mielolipoma supra-renal,, tumor de supra-renalResumo
Introdução: O mielolipoma é um tumor benigno do córtex da supra-renal composto de tecido adiposo maduro e ilhotas de tecido hematopoiético, de ocorrência pouco freqüente. O diagnóstico quase sempre é estabelecido de forma casual em explorações radiológicas realizadas por outras patologias, uma vez que clinicamente é assintomático e sem atividade hormonal. Objetivo: Relatar o caso de um mielolipoma de suprarenal diagnosticado incidentalmente durante exame ultrasonográfico. Método: Revisão de prontuário. Relato de caso: Paciente de 56 anos de idade, sexo feminino, durante investigação de dor abdominal através de ultra-sonografia teve diagnosticada a presença de massa na região supra-renal direita. A tomografia computadorizada confirmou este achado, sendo indicada cirurgia para ressecção da supra-renal. Estudo histológico foi compatível com mielolipoma. Conclusão: O mielolipoma de supra-renal é um tumor raro, geralmente assintomático e na maior parte dos casos descoberto acidentalmente durante exploração radiológica. O presente relato ilustra tal afirmação e sinaliza para a necessidade de sua inclusão no diagnóstico diferencial dos tumores de retroperitônio e de supra-renal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Otávio Costa Cunha, Constantino Campos Fernandes, Lutero M. Machado, Marcelo G. Belitardo, Marcelo N. Azevedo, Rogério B. Lourenço, João Paulo B. Teixeira.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








