Uma incomum manifestação da dengue

Autores

  • Regina Célia de Souza Campos Fernandes Faculdade de Medicina de Campos.
  • Caroline Ramos Tucci Hospital Escola Álvaro Alvim.
  • Priscila Barbosa Brunelli Faculdade de Medicina de Campos.

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.147.vol.3.n1.2008

Palavras-chave:

dengue, miosite, miosite viral

Resumo

Introdução: A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença febril de amplo espectro clínico. A mialgia é uma queixa importante. Entretanto, em algumas ocasiões ela pode ser localizada, interferir com a movimentação e se acompanhar de achados laboratoriais compatíveis com miosite. Objetivo: Descrever os achados clínicos e laboratoriais de miosite relacionada à dengue em paciente pediátrico. Método: Revisão de prontuário. Relato de caso: Menor de cinco anos de idade foi examinado no 5º dia de febre elevada, cefaléia e prostração por causa de dificuldade para caminhar e dor localizada em ambas as panturrilhas. Exames laboratoriais demonstraram leucopenia, elevação de transaminase e da creatinofosfoquinase. Evoluiu com recuperação completa em uma semana. IgM para a dengue foi positiva. Conclusão: Em áreas endêmicas, a dengue deve ser considerada no diagnóstico diferencial da miosite aguda benigna da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia de Souza Campos Fernandes, Faculdade de Medicina de Campos.

Pediatra do Hospital Escola Álvaro Alvim, Doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Professora da Disciplina de Pediatria da Faculdade de Medicina de Campos.

Caroline Ramos Tucci, Hospital Escola Álvaro Alvim.

Residente de Pediatria do Hospital Escola Álvaro Alvim.

Priscila Barbosa Brunelli, Faculdade de Medicina de Campos.

Aluna do 6º ano da Faculdade de Medicina de Campos.

Downloads

Publicado

2008-06-02

Como Citar

Campos Fernandes, R. C. de S., Tucci, C. R., & Brunelli, P. B. (2008). Uma incomum manifestação da dengue. Revista Científica Da Faculdade De Medicina De Campos, 3(1), 13–16. https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.147.vol.3.n1.2008

Edição

Seção

Relatos de Caso