Síndrome de Edwards: relato de caso

Autores

  • Filipe Brum Machado Hospital Escola Álvaro Alvim, UENF
  • Luciana Faes UTI Nicola Albano
  • Laura de Fátima A. Dias UTI Neonatal Nicola Albano
  • Enrique Medina-Acosta UENF, NUDIM

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.161.vol.2.n1.2007

Palavras-chave:

Aneuploidia, diagnóstico rápido, STR

Resumo

Introdução: A incidência de casos de trissomia do cromossomo 18 (Síndrome de Edwards), a segunda trissomia autossômica mais freqüente, oscila entre 1/3000 a 1/8000 nascidos vivos. Essa aneuploidia resulta em malformações severas, profundo retardo mental e alta taxa de mortalidade. Objetivos: Relatar um caso neonatal de Síndrome de Edwards, enfatizando as vantagens de confirmação diagnóstica rápida por meio da técnica Quantitativa Fluorescente da Reação em Cadeia da Polimerase (QF-PCR). Método: Revisão de prontuário Relato de caso: Prematura do sexo feminino, com idade gestacional de 31 semanas, nascida de parto cesariano e pesando 930g. Idade materna 33 anos. A recém-nascida foi transferida para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal por apresentar asfixia perinatal, insuficiência respiratória, doença de membrana hialina e cardiopatia congênita. As alterações fenotípicas levaram à hipótese diagnóstica de Trissomia 18. A suspeita foi confirmada por QF-PCR em apenas 24 horas e por citogenética convencional em 15 dias. Conclusões: Em gestações de risco de aneuploidias e suspeita clínica no pré-natal e/ou quando há alterações fenotípicas sugestivas após o nascimento a solicitação do teste molecular rápido é de grande valia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Brum Machado, Hospital Escola Álvaro Alvim, UENF

Biólogo do Hospital Escola Álvaro Alvim, Mestrando do curso de Biociências e Biotecnologia da UENF.

Luciana Faes, UTI Nicola Albano

Médica, chefe da clínica do departamento de Neonatologia e Pediatria da UTI Nicola Albano.

Laura de Fátima A. Dias, UTI Neonatal Nicola Albano

Médica Neonatologista, Diretora técnica do departamento de Neonatologia e Pediatria da UTI Neonatal Nicola Albano

Enrique Medina-Acosta, UENF, NUDIM

M.Sc., Ph. D., Professor Associado do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF, chefe do Laboratório de Biotecnologia, coordenador do NUDIM.

Downloads

Publicado

2007-06-01

Como Citar

Machado, F. B., Faes, L., A. Dias, L. de F., & Medina-Acosta, E. (2007). Síndrome de Edwards: relato de caso. Revista Científica Da Faculdade De Medicina De Campos, 2(1), 26–29. https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.161.vol.2.n1.2007

Edição

Seção

Relatos de Caso