INCIDÊNCIA DE DEPRESSÃO PÓS-PARTO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.27.vol.10.n2.2015Palavras-chave:
Depressão, Pós-parto, PrevalênciaResumo
A depressão pós-parto é um transtorno psicológico que pode surgir logo ao nascimento ou manifestar-se de forma insidiosa, acarretando uma neurose de origem psiquiátrica com graves consequências para a mãe e para o bebê. O estudo da depressão pós-parto no Brasil ainda não tem a relevância necessária visto que é uma patologia em muitos casos subnotificada devido ao despreparo de profissionais da saúde que por ventura lidem com pacientes nesse quadro, em diagnosticar e iniciar o tratamento prontamente fazendo com que sejam trazidas menores sequelas para a mãe e o bebê. O presente estudo visa avaliar a incidência de depressão pós-parto na maternidade do Hospital dos Plantadores de Cana (HPC) no município de Campos dos Goytacazes, bem como seus principais fatores de risco. Trata-se de um estudo de natureza descritiva a partir de análise de dados colhidos junto a parturientes internadas em até 3 dias de puerpério no Hospital dos Plantadores de Cana. Avaliaram-se possíveis incidentes passíveis de abalo emocional durante a gravidez, o nível de escolaridade e de renda per capita de todas as parturientes visando levantar os fatores mais frequentes quando há manifestação. Este projeto atenderá à Resolução 196/96 do CNS relativas às questões de ética em pesquisas com humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Douglas Dias Silva, Douglas Rangel Bernardes, Douglas Tadeu Cabral Carvalho, Gabriel Ramos Brito Vieira Ramos Bittencour, Júlio César Araújo Portuga.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








