INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS DOS ARTIGOS SOBRE “SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA” NA BASE SCOPUS
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.299.vol.14.n2.2019Palavras-chave:
sexualidade na adolescência, bibliometria, produção científicaResumo
A sexualidade na adolescência é um problema que tem sido estudado com frequência em função do risco de gravidez indesejada e/ou não planejada, doenças sexualmente transmissíveis e vitimização sexual. O objetivo do presente trabalho é apresentar indicadores bibliométricos sobre o tema “sexualidade na adolescência” na base Scopus. Para tal, foi realizado um levantamento, na base Scopus, em julho de 2017 para identificação dos principais autores, instituições, periódicos e áreas que mais publicam a respeito do tema. Foi possível identificar que o Brasil é o 5º país que mais publica a respeito do tema, possuindo taxa de crescimento dos artigos da ordem de 20,8% ao ano, considerando os últimos 15 anos. As principais instituições que produzem artigos com autoria de brasileiros são USP, FIOCRUZ, UNICAMP e UFRGS. No mundo, todas as 10 principais instituições que mais publicam a respeito do tema estão nos Estados Unidos. As áreas que mais estudam a respeito do tema são a de medicina, ciências sociais e psicologia. Também foi possível identificar os principais autores brasileiros e mundiais, bem como os periódicos em que brasileiros e demais autores mais publicam a respeito do tema. Conclui-se que o tema sexualidade na adolescência tem cada vez mais despertado interesse da comunidade científica, sendo que o Brasil, além de estar relativamente bem situado entre os que mais publicam, também tem crescido suas taxas de crescimento de publicações referentes ao tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Leandra Ferreira Cardoso da Silva, M.Sc., Flávio Rodrigues Ribeiro, Esp., Leonardo Muniz Soares Dias Duarte, M.Sc., Shaytner Campos Duarte, D.Sc., Eduardo Shimoda, D.Sc., Ronaldo Caetano Barboza, M.Sc.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








