Esporotricose
apresentação exuberante em um contexto de endemia
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.331.vol.17.n1.2022Palavras-chave:
esporotricose, zoonose, itraconazolResumo
Introdução: A esporotricose é uma doença endêmica no estado do Rio de Janeiro causada por um fungo Sporothrix spp, sendo o S. brasiliensis a espécie mais comum. A doença pode se manifestar sob a forma cutânea ou sistêmica, sendo a cutânea mais comum, com lesões restritas a pele, subcutâneo e vasos linfáticos adjacentes. Objetivo: Descrever um caso de esporotricose cutâneo-linfática, enfatizando a importância de um diagnóstico correto, levando em consideração contextos epidemiológicos, além de uma notificação apropriada. Relato do caso: Paciente masculino, 47 anos, apresentou lesão no hemitórax direito com extensão para região dorsal, ulcerada, com saída de conteúdo purulento, eritema ao redor e linfonodomegalia palpável e dolorosa. Realizada cultura fúngica que revelou crescimento de Sporothrix spp. e o exame histopatológico demonstrou processo inflamatório crônico em atividade, sugestivo de dermatite infecciosa. Foi iniciado tratamento com Itraconazol 200mg/dia obtendo melhora clínica importante no primeiro mês de tratamento. Discussão: Apesar da esporotricose ser conhecida por seu contágio através da terra contaminada, tem-se observado forte relação da infecção humana com a doença em gatos nos últimos anos. Nota-se a relevância da observação dos sinais clínicos da lesão para auxílio do diagnóstico principalmente quando a história epidemiológica de contato com o felino é negativa. Conclusão: A adoção de medidas de controle e manejo dos pacientes e animais acometidos é indispensável a fim de minimizar o número de casos na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Caio de Azevedo Pessanha, Ana Luiza Tavares Menezes, Octávio Giacomin Pralon, Letícia Manhães Rebelo Pereira, Ana Carolina Dos Santos De Araújo, Ana Paula Moura De Almeida.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








