Espiritualidade e saúde mental do estudante de medicina
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.354.vol.17.n2.2022Palavras-chave:
Acadêmicos de medicina, Espiritualidade, Saúde mental, Transtornos mentaisResumo
A vida acadêmica do estudante de medicina é exaustiva e estressante, devido, principalmente, ao caráter integral do curso. Assim, reflete de maneira direta na saúde mental desses estudantes. Dada a alta demanda do curso, poucos são os estudantes que conseguem conciliar práticas saudáveis ao bem-estar mental, social e espiritual fora de obrigações da rotina acadêmica. O objetivo desta revisão foi evidenciar o perfil da saúde mental dos estudantes de medicina, bem como sua correlação com as práticas de espiritualidade. Foi observada alta prevalência de transtornos mentais nesses estudantes, estando relacionada à piora no rendimento acadêmico e na qualidade de vida. Além disso, foi possível perceber que a espiritualidade exerce efeito positivo sobre a saúde mental dos estudantes, sendo necessária a reconsideração do papel dela nos cuidados de saúde mental dos acadêmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela de França Ribeiro Espíndola, Kethelyn Freitas Pessanha, Raquel Rodrigues Sarlo, Lara Paresqui, César Ferreira de Medeiros Filho, Nathalia Fernanda da Silva Azevedo Rios.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








