Artropatia de Jaccoud: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.45.vol.9.n2.2014Palavras-chave:
Artrite, Jaccoud, Lúpus Eritematoso SistêmicoResumo
Artropatia de Jaccoud é uma forma de artropatia que provoca graves deformidades principalmente nas articulações das mãos. Tem como principais diagnósticos diferenciais as artropatias que cursam com Lúpus e Artrite Reumatóide. Objetivo: Relatar um caso de Artropatia de Jaccoud alertando a classe médica sobre sua importância, uma vez que a falta de conhecimento sobre essa patologia pode atrasar o diagnóstico ou resultar em conduta terapêutica inadequada. Relato de caso: M.G.M.N., feminino, 37 anos, com artrite em mãos há cerca de 5 anos. Nega manifestações sistêmicas e artralgia em demais articulações. Evoluiu com desvio ulnar, deformidades em articulações metacarpofalangeanas, interfalangeanas proximais e distais e restrição dos movimentos. Foram solicitados exames laboratoriais que afastaram a hipótese de Artrite Reumatóide e Lúpus. Conclusão: De acordo com os exames complementares e os critérios diagnósticos, firmou-se como principal hipótese diagnóstica AJ, sendo adotado como conduta metotrexato 15mg/semana e prednisona 5mg/dia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Luiz Clóvis Bittencourt Guimarães, Amanda Chagas Direito, Gabriela Oliveira Monteiro, Nathalia Oliveira Monteiro, Paula Santos Aguiar, Filipe Rodrigues Quitete Lima.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








