Fatores associados à motivação da doação sanguínea
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.55.vol.9.n1.2014Palavras-chave:
Blood donation, Reasons, LoyaltyResumo
A busca por doadores de sangue é uma ação voltada à conscientização dos indivíduos quanto à importância da doação voluntária, através de programas que incentivem a fidelização dos doadores. Objetivos: Identificar os motivos que levam os voluntários do Hemocentro Regional de Campos (HRC) a doarem sangue e quais os fatores que diminuem sua fidelização. Métodos: Estudo descritivo, com delineamento prospectivo, em doadores de sangue atendidos no HRC e avaliados por entrevista logo após a doação. Resultados: Das 100 pessoas entrevistadas, 69% eram homens e 31% mulheres; entre eles, 56% doaram por solidariedade, 42% por necessidades familiares e 2% por reciprocidade e entre elas, 54% doaram por solidariedade e 46% por necessidades familiares. A insegurança foi pouco frequente entre os doadores (10%), desses, 7% tiveram medo de agulha, 2% medo de desmaiar e 1% medo de contaminação. Os doadores com acesso à propaganda do HRC foram 43%, sendo por televisão 32%, rádio 3%, jornal 2%, cartaz 2% e outros 4%. No processo de doação: 95% acharam bom e 5% ruim. Os doadores que acharam ruim foram aqueles que não pretendem doar novamente, sendo a dor (4%) o principal motivo. Conclusões: O maior motivo para doação de sangue foi a solidariedade, seguido da necessidade de atender aos familiares. Dos 10% de doadores que ficaram inseguros, 5% não pretendem mais doar.
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Copyright (c) 2017 Glícia Campanharo Malheiros, Ana Amélia Silva Teixeira de Oliveira, Camila Biangaman Pinheiro, Kamila Nogueira de Oliveira Monteiro, Annelise Maria de Oliveira Wilken de Abreu.

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