Doença de Crohn Duodenal: Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.58.vol.9.n1.2014Palavras-chave:
doença de Crohn, duodeno, doença inflamatória intestinalResumo
A doença de Crohn é uma inflamação crônica intestinal que pode envolver qualquer local do trato digestivo. Sua etiopatogenia ainda não é conhecida. Em apenas 4% dos pacientes com DC, o duodeno é afetado. Os dois maiores desafios da doença de Crohn são o diagnóstico e o tratamento.O prognóstico da DC é geralmente bom independente do tipo de tratamento utilizado. Essas evidências nos despertaram o interesse em relatar, um caso de doença de Crohn duodenal em um paciente do sexo masculino, de 35 anos, não tabagista, com diagnóstico de doença de Crohn duodenal há 2 anos, com o objetivo de alertar sobre a importância de um diagnóstico precoce. Este paciente apresentou-se com dor abdominal e diarreia frequente não mucosanguinolenta. O paciente permanece em tratamento com a doença em remissão. De fato, o conhecimento sobre esta doença, sua detecção precoce, seu tratamento adequado são determinantes para o melhor prognóstico. Palavras-chave: doença de Crohn; duodeno; doença inflamatória intestinal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Lara de Souza Azevedo Goulart Amaro, Júlia Barreto Mesquita, Milena Ribeiro Rangel, Juliana de Souza Mattos, Carlos Pires de Morais Junior, Enilton Monteiro Machado.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








