Lesões Cutâneas Malignas e Pré-Malignas Pós Transplante Renal: relato de caso e revisão da literatura

Autores

  • Ana Paula Moura de Almeida Faculdade de Medicina de Campos.
  • Liana Moura de Almeida Faculdade de Medicina de Campos
  • Maria Auxiliadora Peixoto Peçanha Faculdade de Medicina de Campos , Instituto Nacional do Câncer (INCA).

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.60.vol.9.n1.2014

Resumo

Em seu papel mediador do organismo com o ambiente, a pele, além da função de barreira, apresenta também mecanismos imunológicos de defesas. Nos transplantados renais, esses mecanismos de proteção estão prejudicados pelo uso de imunossupressores. Objetivo: Relatar um caso de múltiplos carcinomas espinocelulares e ceratoses actínicas, além de verrugas vulgares e poroceratose, em uma paciente após 8 anos de transplante renal. Descrição: Paciente feminina, 49 anos, branca, fototipo II, moradora de zona rural, transplantada renal há 15 anos, fez uso inicialmente de esquema tríplice de imunossupressão com Azatioprina 120mg/dia, Prednisona 20mg/dia e Tacrolimus 5mg/2 vezes ao dia. Aproximadamente 8 anos após o transplante, ocorreu o aparecimento de múltiplas ceratoses actinicas principalmente em membros superiores e face e múltiplos carcinomas espinocelulares em áreas fotoexpostas foram diagnosticados. Como conduta foi agendada crioterapia para tratamento das lesões de ceratoses actinícas, além de retirada cirúrgica de lesões suspeitas de malignidades. Conclusões: É de grande importância o exame dermatológico e o acompanhamento periódico em todos os pacientes transplantados renais, permitindo o diagnóstico e o tratamento precoce tanto dos carcinomas cutâneos não melanoma, como das múltiplas lesões pré-malignas existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Moura de Almeida, Faculdade de Medicina de Campos.

Médicas Dermatologistas e Professoras da Faculdade de Medicina de Campos, Avenida Doutor Alberto Torres 217, Centro, Campos dos Goytacazes, RJ, CEP 28035-580, Brasil.

Liana Moura de Almeida, Faculdade de Medicina de Campos

Médica Dermatologista e Professora da Faculdade de Medicina de Campos, Avenida Doutor Alberto Torres 217, Centro, Campos dos Goytacazes, RJ, CEP 28035-580, Brasil.

Maria Auxiliadora Peixoto Peçanha, Faculdade de Medicina de Campos , Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Profª Titular de Patologia Geral e Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina de Campos/RJ. Coordenadora do Serviço de Anatomia Patológica e Citopatologia do Hospital Escola Álvaro Alvim. Especialista e Mestre em Anatomia Patológica pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Downloads

Publicado

2014-06-02

Como Citar

de Almeida, A. P. M., de Almeida, L. M., & Peçanha, M. A. P. (2014). Lesões Cutâneas Malignas e Pré-Malignas Pós Transplante Renal: relato de caso e revisão da literatura. Revista Científica Da Faculdade De Medicina De Campos, 9(1), 30–35. https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.60.vol.9.n1.2014

Edição

Seção

Relatos de Caso