Anemia em pacientes com doença renal crônica: análise bibliométrica das publicações
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.63.vol.8.n2.2013Palavras-chave:
Saúde publica, diagnostico, DCR, Lesão renalResumo
A anemia na doença renal crônica é uma importante complicação, tem caráter multifatorial e pode estar presente mesmo nos estágios iniciais de insuficiência renal. Este trabalho tem como objetivo elaborar uma análise bibliométrica para avaliar a produção científica nacional e internacional sobre anemia na doença renal crônica. Foi realizado um estudo bibliométrico, utilizando a base de dados “Scopus” e os termos “anemia” e “doença renal crônica”, sendo os resultados obtidos estratificados em tabelas para comparação utilizando o número de publicações dos principais contribuintes em relação ao total de publicações. O estudo mostrou que o Brasil produziu apenas 1,5% do total de publicações, embora apresente uma tendência de crescimento do número de publicações, enquanto os Estados Unidos produziram 28,8% do total de publicações, registrando também um crescimento do número de publicações. Verificou-se, ainda, que as áreas dos principais periódicos com publicações sobre a anemia renal foram hematologia e nefrologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Letícia Silva Mesquita, Shaytner Campos Duarte Duarte Duarte, Eduardo Shimoda, Heloisa Alves Guimarães, Fernanda de Oliveira Pinto, Dalcio Ricardo de Andrade.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








