PEUTZ JEGHERS: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.68.vol.8.n2.2013Palavras-chave:
Lesão hiperpigmentar mucocutânea, Pólipos intestinais, SPJResumo
Peutz Jeghers, uma doença autossômica dominante, que apresenta polipose e pigmentação da pele, e uma chance de até 93% de câncer. Homens e mulheres são igualmente afetados, sem preferência racial, é considerada uma doença rara. O diagnóstico é clínico, apoiado por um teste genético. Haì variabilidade da sintomatologia, desde leves à graves com hospitalizações e cirurgia. Objetivo: Relatar um caso enfatizar a importância da valorização da queixa do paciente, capaz de levar a um diagnóstico precoce e instituir devido acompanhamento e tratamento. Relato de Caso: V.R.M, 14 anos, feminina, no ambulatório de Dermatologia tinha queixa de lesões hiperpigmentadas em lábios inferiores que a atrapalhava socialmente. A mãe relata ter sua primeira memória sobre as manchas antes dos 2 anos de idade. Negava pessoas na família com lesões semelhantes ou qualquer outro sintoma clínico relacionado. Foi encaminhada ao gastrenterologia, com exame físico sem alteração. Sendo solicitado uma endoscopia digestiva alta e colonoscopia, que tiveram como resultado: múltiplos pólipos sésseis de microscopia hamartomatosa do tipo Peutz Jeghers com ausência de sinais de malignidade. A paciente foi orientada ao acompanhamento clínico, repetindo esses exames periodicamente. Conclusão: Esse é um caso raro, não só pela sua síndrome polipoide familiar em si, mas também pela sua apresentação ser exclusivamente dermatológica. As manifestações clínicas da Síndrome de Peutz Jeghers costumam ser mais específicas e contundentes, assim como a presença de história familiar. Apresenta uma lesão dermatológica capaz de apontar futuras possíveis neoplasias, sendo instiuido o devido tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Lara Alves, Lara Vianna de Barros Lemos, Laura de Almeida Barreto, Juliana Corrêa Campos Barreto, Laura Rangel Duncan, Suéllen Monteiro Pereira.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








