Anel Vascular: Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.73.vol.8.n2.2013Palavras-chave:
dispnéia, cianose, Anormalidades CardíacasResumo
O Anel Vascular deste caso está dentro das malformações do arco aórtico e seus vasos principais, que representam menos de 1% do total das anomalias congênitas cardiovasculares.¹ É uma doença rara e grave que merece atenção. Objetivo: Relatar um caso de Anel Vascular. Descrição: A.B.C., sexo masculino, 3 meses e 14 dias, quadro de Insuficiência Respiratória e estridor laríngeo há 2 meses. Episódios de dispnéia, cianose e engasgos desde o nascimento. Tomografia de tórax mostrou arco aórtico com duplicação, contornando o esôfago e a traquéia, e se comunicando posteriormente, formando a aorta descendente. Comentários: Esse é um caso de uma malformação cardíaca rara, uma compressão extrínseca da traquéia e esôfago por um anel vascular. Os sintomas que cursam com essa patologia são comuns na população infantil, e muitas vezes, não chama atenção dos familiares e médicos. Por isso, devese ficar atento e suspeitar de crianças com sintomas respiratórios como dispnéia, estridor, cianose e sintomas esofágicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Laura Rangel Duncan, Suéllen Monteiro Pereira, Laura de Almeida Barreto, Lara Ladislau Alves, Juliana C.C. Barreto, Marianto de Freitas Cunha Filho.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








