Fasciíte Necrotizante em paciente diabético

Autores

  • Felipe Gomes Soares Faculdade de Medicina de Campos
  • Aguina Lúcia Pimentel Pessanha Universidade Nova Iguaçu
  • Lara Vianna de Barros Lemos Faculdade de Medicina de Campos

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.79.vol.8.n1.2013

Palavras-chave:

fasciíte necrotizante, diabetes mellitus, oxigenioterapia hiperbárica

Resumo

: A fasciíte necrotizante consiste em uma doença bacteriana infreqüente dos tecidos moles de evolução rápida, caracterizada por um acometimento da fáscia superficial, trombose venosa de pequenos vasos e supuração, sendo que a pele e o músculo subjacente são inicialmente preservados. Pode acometer qualquer parte do organismo, mais comumente a parede abdominal, os membros e o períneo. É mais encontrada nos adultos do que em crianças, e como fatores predisponentes: diabetes tipo II, idade avançada, câncer ,doença vascular periférica, trauma. O tratamento ideal consiste no desbridamento cirúrgico amplo, aos cuidados intensivos, à antibioticoterapia de amplo espectro, oxigenioterapia hiperbárica. Objetivo: Descrever o caso de fasciíte necrotizante acometendo um paciente com diabetes mellitus e a importância de um diagnóstico precoce. Relato de Caso: Paciente J.S.C, 60 anos, masculino, branco, motorista, diabético, hipertenso, residente Campos dos Goytacazes foi admitido no Hospital Escola Álvaro Alvim com edema , hiperemia e calor local na perna esquerda. A hipótese diagnóstica inicial foi celulite de membro inferior esquerdo, sendo introduzido Ciprofloxacina e Oxacilina. Foi solicitado um eco color Doppler do sistema venoso e ultrassonografia do membro inferior esquerdo que revelou a presença de abscesso muscular na panturrilha esquerda e afastou a presença de trombose venosa profunda associada. Foi aventada a hipótese diagnóstica de fasciíte necrotizante, confirmada pelo cirurgião vascular, sendo programada a drenagem cirúrgica ampla na perna esquerda. Conclusão: O presente relato enfatizou a importância do diagnóstico precoce da fasciíte necrotizante e a importância dos fatores predisponentes como o diabetes mellitus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Gomes Soares, Faculdade de Medicina de Campos

Aluno do 10º período do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Campos.

Aguina Lúcia Pimentel Pessanha, Universidade Nova Iguaçu

Aluna do 10º período do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Nova Iguaçu.

Lara Vianna de Barros Lemos, Faculdade de Medicina de Campos

Doutora em Hepatologia UNIFESP Escola Paulista de Medicina, Professora Adjunta da Faculdade de Medicina de Campos; disciplina Clínica Médica.

Downloads

Publicado

2013-06-03

Como Citar

Soares, F. G., Pessanha, A. L. P., & de Barros Lemos, L. V. (2013). Fasciíte Necrotizante em paciente diabético. Revista Científica Da Faculdade De Medicina De Campos, 8(1), 28–32. https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.79.vol.8.n1.2013

Edição

Seção

Relatos de Caso