Hábitos de higiene dos estudantes de medicina da Faculdade de Medicina de Campos após a pandemia de Influenza A (H1N1)
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.86.vol.7.n2.2012Palavras-chave:
hábitos de higiene, influenza A, H1N1, estudantes de medicinaResumo
Durante a pandemia da gripe influenza A (H1N1) no ano de 2009 foi bastante discutido nos meios de comunicação a respeito das medidas básicas necessárias para reduzir o contágio dessa doença. A condição para diminuição dos casos está diretamente relacionada aos hábitos da população. Além da H1N1, existem outras doenças com a mesma forma de transmissão, como a tuberculose e o sarampo, o que aumenta ainda mais a importância da manutenção de hábitos de higiene saudáveis. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar os hábitos de higiene de estudantes de medicina da Faculdade de Medicina de Campos após a pandemia de Influenza A (H1N1). Para tal realizou-se um estudo descritivo envolvendo 180 alunos do 1º ao 4º ano dessa instituição. As principais variáveis analisadas foram: sexo, lavagem das mãos em diferentes situações, lavagem das mãos após utilização do toalete, forma de lavagem dos alimentos e como é realizada a lavagem das mãos. Verificou-se que 3,3% dos estudantes utilizam apenas água durante a lavagem das mãos, 47% relataram usar apenas água no preparo de alimentos e 8,8% declarou lavar as mãos entre 1 e 3 vezes por dia. A partir dos dados obtidos pode-se verificar que parte dos estudantes de medicina não realiza medidas básicas na prevenção de doenças infectocontagiosas. Isso demonstra uma preocupação, uma vez que, esses futuros profissionais precisam estar conscientes da importância da lavagem das mãos, principal veículo de transporte de bactérias e vírus para os pacientes e para o próprio médico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Carla Ciriani Pedroso, Carla Vanessa Pereira da Silva, Edwiges Brambila Vieira, Inêz Barcellos de Andrade, Annelise Maria de Oliveira Wilken de Abreu.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








