Estudo da prevalência de etiologias da doença renal crônica em Campos dos Goytacazes
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v12022p9Palavras-chave:
Hemodiálise, Diabetes, Hipertensão, Doença Renal CrônicaResumo
Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada por redução da taxa de filtração glomerular por três meses ou mais, podendo ter ou não presença de lesão renal e constitui problema de saúde pública mundial, tendo como principais causas a hipertensão e o diabetes mellitus. O controle rigoroso destas permite prevenir e preservar a função renal. Após o diagnóstico de DRC torna-se necessário dar início a um programa de terapia renal substitutiva. Objetivos: Analisar, a partir dos prontuários dos acometidos com DRC em Campos dos Goytacazes, as causas prevalentes responsáveis por levar os pacientes ao programa de diálise. Métodos: Estudo transversal realizado a partir da coleta de informações dos prontuários no período janeiro de 2022 a dezembro de 2022. O projeto foi submetido à aprovação do diretor técnico dos dois serviços de tratamento dialítico existentes em Campos, bem como do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados e Discussão: A etiologia mais prevalente, até o momento, foi o diabetes (35,44%), seguido da hipertensão arterial (30,12%), o que soma a 140 e 119 pacientes, respectivamente, em um N=395. Conclusão: O diabetes e a hipertensão foram encontradas em mais de 65% dos pacientes. Os resultados foram compatíveis com o esperado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Isis Gomes Mussi, Sthéfanny Figueiredo Mozzer, Marina Tosi Torres, Valdebrando Mendonça Lemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).