Relação da anemia falciforme com pneumonias recorrentes:
relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p55Palavras-chave:
Anemia Falciforme, Pneumonia, AntibióticosResumo
Introdução: A anemia falciforme é uma doença genética causada por uma mutação no cromossomo 11 que determina a substituição do ácido glutâmico pela valina, dando origem à hemoglobina S. As principais manifestações são crises vaso-oclusivas, icterícia, infecções de repetição, sequestro esplênico, crise aplásica, complicações renais e oculares. A principal causa de morte em crianças falcêmicas é a infecção por germes encapsulados, em especial o Streptococcus pneumoniae. Por isso a vacinação é uma das medidas que reduzem a morbimortalidade da doença. Objetivos: Relatar um quadro de pneumonia em um portador de anemia falciforme. Relato de caso: B.A.L, 4 anos de idade, sexo masculino, diagnosticado com a doença falciforme através do “teste do pezinho”, residente em Campos dos Goytacazes-RJ. Em entrevista com a mãe da criança, as internações hospitalares são em média quatro vezes por ano. A terapia farmacológica é feita com ácido fólico, complexo B e penicilina benzatina mensal. A criança deu entrada em uma unidade de emergência com quadro de febre e iniciou amoxicilina. Evolui com tosse secretiva, astenia, recusa alimentar e vômito; retorna ao pronto socorro, necessitando de internação hospitalar. Ao exame físico estava desidratado, febril, taquicárdico, taquipneico, com retração de fúrcula esternal, estertores crepitantes difusos e saturando 90% de oxigênio em ar ambiente. Solicitado suplementação de oxigênio e exames complementares: Hemoglobina 7,4 g/dL, Hematócrito 22,6%, Plaquetas 544 mil/mm³, Leucócitos 28.890/mm³, Proteína C Reativa 110 mg/L. Dentre o esquema antibiótico terapêutico, inicialmente foi utilizada Penicilina Cristalina. Logo após houve a troca para Ceftriaxona associado a Oxacilina devido a extensão da pneumonia. No terceiro dia de internação, apresentou uma palidez cutânea intensa e foi realizada uma transfusão de concentrado de hemácias. Após 4 dias sem resposta ao tratamento e com manutenção do quadro de febre e dessaturação, foi iniciada a vancomicina associada ao cefepime. Após o tratamento e melhora do quadro, o paciente recebeu alta. Conclusão: Embora estivesse em uso diário de ácido fólico e complexo B, assim como a profilaxia mensal com Penicilina G Benzatina, visando prevenir infecções secundárias e minimizar as complicações inerentes à esta hemoglobinopatia, o paciente apresenta episódios de pneumonia recorrentes. Além disso, ressaltamos que a autoesplenectomia e a resistência bacteriana, devem ser sempre consideradas no manejo desses pacientes, como observado neste caso em que houve resposta ao tratamento apenas após a troca de antibiótico. Conclui-se, portanto, a importância de uma abordagem multidisciplinar para oferecer o melhor cuidado a essas crianças, visando à melhora na qualidade de vida e redução da morbimortalidade associada a essa condição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Emilly Chagas Barros Martins, Letícia Rodrigues Crespo, Isis Gomes Mussi, Júlia De Vasconcellos Sales Pizelli, Lara Romanel Vinco, Juliana Corrêa Campos Barreto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).