Redução do score de risco cardiovascular em pessoas com paraplegia através de um programa de reabilitação física
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p35Palavras-chave:
Atividade Física, Doenças cardiovasculares, ParaplegiaResumo
Introdução: As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte de pessoas que envelhecem com lesão medular, uma das medidas necessárias para a prevenção e redução dessas patologias está no bom condicionamento físico, promovido por atividades físicas regulares. Objetivos: Realizar um programa de reabilitação física com finalidade de reduzir o score do risco cardiovascular em indivíduos com lesão medular e paraplegia em Campos dos Goytacazes. Métodos: Essa é uma pesquisa experimental do tipo ensaio clínico randomizado aberto controlado de dois braços, com início no período de novembro de 2022, tendo como público alvo pacientes com paraplegia e lesão medular. O histórico médico dos participantes está sendo coletado de seus prontuários no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). Em seguida, esses indivíduos passarão por uma avaliação cardiológica para ratificar se estão aptos a participar desse ensaio clínico, onde serão solicitados exames como bioquímica laboratorial e eletrocardiograma. A intervenção será pautada no protocolo de Farrow, Maher e Thompson (2021) para ensaios clínicos em pacientes com paraplegia. Após as 6 semanas de intervenção, os participantes do grupo intervenção passarão pela última consulta cardiológica, a fim de compará-los com o grupo controle. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, n°: 5.792.311. Resultados: Foi iniciada a seleção dos participantes pelo sistema de prontuários online do HEAA, através de 231 números de atendimentos, 9 participantes foram identificados com CID 10 G82.2 de paraplegia não especificada, no entanto somente 2 prontuários estavam com os dados completos, entre esses, 1 cumpriu o requisito. A etapa de seleção está em andamento, no momento aguarda-se a liberação do HEAA do acesso aos prontuários físicos para o recrutamento dos demais participantes. Discussão: Dando seguimento ao recrutamento e a intervenção, almeja-se a melhora no condicionamento físico, frequência respiratória e cardíaca e taxas metabólicas, além de reduzir o risco de complicações cardiovasculares. Conclusão: Nesse seguimento, espera-se redução do score de risco cardiovascular, de forma a ratificar que a atividade física disciplinada por profissionais de saúde devidamente capacitados é uma intervenção contra as doenças cardiovasculares em pessoas com paraplegia.
Palavras-chave: Atividade física, Doenças cardiovasculares, Paraplegia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Antônia Andrade Rangel, Larissa Alvarenga Pereira de Souza, Lucas Arêas Soares, Bruno Gama Linhares, Juliana Siqueira Pessanha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).