Indicação Cirúrgica em Fibroestenose na Doença de Crohn em uso de Imunobiológico
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p49Palavras-chave:
Doença de Crohn, Dor abdominal, Trato GastrointestinalResumo
A Doença de Crohn (DC) é uma das formas das doenças inflamatórias intestinais, e no Brasil tem sido observado um aumento na prevalência, número que corresponde à soma de novos casos e casos já existentes. É uma patologia inflamatória sistêmica de origem transmural e com etiologia desconhecida. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é descrever com clareza suas manifestações, tratamentos adquiridos no caso e as implicações nas condições de saúde. É relatado um caso de um paciente de 18 anos em tratamento imunobiológico iniciado em 2021, após o diagnóstico da doen- ça. Procurou atendimento médico após 7 meses do início dos sintomas, com episódios de diarreia, intensas dores abdominais e perda de peso de aproximadamente 40kg. Foi realizada uma enterorressonância no mesmo ano, visando confirmação diagnóstica e avaliação da extensão da doença, obtendo como resultado o espessamento do íleo e outras áreas com subestenose, além de um laboratório constando PCR elevado, que indica um processo inflamatório. Em 2023, o paciente encontra-se com a enterografia e laboratório normais, não cursando com a doença em atividade e valores de ferro dentro da faixa de normalidade, podendo, então, realizar cirurgia para ressecar a parte estenosada e fornecer ao paciente jovem uma melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kamila da Silva Viana Moreira, Nathália Gomes de Alvarenga, Tainá Rodrigues Monteiro Ferreira, Alinne Gomes da Silva Neto, Enilton Monteiro Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).