Implementação do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Faculdade de Medicina de Campos

Autores

  • Nat´alia de Oliveira Freire Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Tainá Rodrigues Monteiro Ferreira Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Thátila Alícia Gonçalves Malta Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Yan de Araújo Silva Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Jaise Silva Ferreira Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v32024p4

Palavras-chave:

Extensão, Uso racional de medicamentos

Resumo

O uso de medicamentos é um importante componente dento do tratamento terapêutico, com alívio dos sintomas e a cura de suas enfermidades, porém a utilização inadequada de medicamentos pode trazer sérios problemas para os seus usuários, podendo agravar ou mascarar sintomas importantes. A necessidade de informação técnico-científica sobre medicamentos é essencial para que o prescritor e o paciente tenham conhecimentos atualizados, como doses, possíveis interações medicamentosas e as consequências no seu uso inadequado. Sendo assim, o objetivo principal do projeto foi criar o Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Faculdade e Medicina de Campos (FMC), cujas as atividades incluíam a produção e disseminação de informação técnica isenta e atualizada sobre medicamentos através de homepage e mídia social, desenvolvimento de boletins, palestras e ações de educação em saúde para a comunidade e atendimento de solicitações de informação sobre medicamentos. As metas foram em sua maioria alcançadas. Inicialmente foi criada a página do CIM, dentro da página da FMC, tendo um layout com abas, como entrevista com especialista, fichas técnicas, boletim informativo, dicas de saúde, e outras como o acesso a determinadas plataformas importantes relacionadas à saúde. Os extensionistas produziram mais de 30 fichas técnicas sobre insumos ativos. Além disso, entrevistas com especialistas cujos os assuntos foram o uso do cigarro eletrônico, a necessidade da vacinação, tratamento de patologias na psiquiatria infantil, manejos na unidade de terapia intensiva no Hospital Escola Álvaro Alvim e sobre câncer de pele. Para dicas de saúde foram produzidos material como suplementação em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o Autismo e o TDAH e inserida nessa aba, a Tabela de Vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde, e boletins informativos sobre cigarro eletrônico, vacinação e síndrome extrapiramidal no uso da Risperidona. Prepararam palestras, cujo primeiro tema foi “Anticoncepcionais Hormonais- Como funcionam?”- e o público foi composto de alunos de ensino fundamental II e ensino médio de um colégio estadual, com excelente repercussão. A segunda palestra foi sobre o uso racional de medicamentos cujo o público foi composto por idosos assistidos pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Campos Guarus, onde os extensionistas tiveram a oportunidade de ouvir os idosos e contribuírem com informações sobre o uso correto de medicamentos. A extensão no ambiente universitário proporciona ao discente estar junto à comunidade e perceber e se integrar às necessidades de pessoas vulneráveis economicamente, levar informações básicas de saúde, falar sobre medicamentos, e vivenciar a prática profissional. Tais ações tornam a extensão um cenário privilegiado de produção de conhecimento expressivo, e de convivência com a realidade social. Além da oportunidade que os estudantes tiveram de trabalhar com pessoas de formação diferentes, 2 eram do curso de medicina e 2 do curso de farmácia o que possibilitou discussões sob óticas diferentes. O exercício da extensão é excelente porque possibilita que os alunos exercitem conceitos teóricos na prática, vivenciem a realidade, tornem-se profissionais mais reflexivos e com comportamento mais humanístico e desenvolvam capacidade de criação e de iniciativa. O discente que participa de projeto de extensão tende a ser um profissional diferenciado.

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Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Trabalhos originados de projetos de extensão

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