Influência da COVID-19 na saúde materna e neonatal:
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.1244.vol.20.n1.2025Palavras-chave:
COVID-19, Gravidez, Trabalho de Parto PrematuroResumo
Em março de 2020, a COVID-19 foi declarada uma pandemia, gerando preocupações quanto aos seus impactos na saúde materna e neonatal. A infecção pelo SARS-CoV-2, especialmente durante a gestação, pode aumentar o risco de complicações para mulheres grávidas e afetar o desenvolvimento dos recém-nascidos. Este estudo avaliou a influência da COVID-19 na saúde materna e neonatal por meio de uma revisão integrativa da literatura, com dados extraídos das bases PubMed, SciELO e Google Acadêmico. Os resultados indicaram maior risco de complicações entre gestantes infectadas e alterações no cuidado neonatal, como a suspensão de práticas como o método canguru. Conclui-se que a pandemia teve impacto significativo na saúde da mulher e do recém-nascido, exigindo mais pesquisas para compreender seus efeitos a longo prazo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Beatriz Rocha Rizzo, Amanda Estéphane da Costa Pinto, Ana Clara Rosa de Andrade , Bianca Rafaela de Souza Sá, Nathalia da Mata Cardoso , Jalsi Tacon Arruda.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).