REAÇÃO DE HIPERSENSIBILIDADE À CARBAMAZEPINA ASSOCIADAA QUADRO CLÍNICO SEVERO: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.13.vol.11.n1.2016Palavras-chave:
Carbamazepina, Efeitos Colaterais, Reações Adversas a Medicamentos, AnticonvulsivantesResumo
Introdução: A carbamazepina é um anticonvulsivante aromático amplamente utilizado para o tratamento de crises convulsivas e transtorno bipolar, já tendo sido verificadas reações de hipersensibilidade. Objetivo: Relatar caso de reação de hipersensibilidade à carbamazepina. Relato de Caso: Paciente do sexo masculino, branco, 49 anos, foi admitido na clínica médica apresentando episódios de febre e erupções cutâneas exantemáticas em tronco, face e membros. Possui histórico de tratamento psiquiátrico, fazendo uso regular de medicamentos psicoterápicos como rivotril, pimozida e carbamazepina. Após discussão do caso, a equipe multidisciplinar do hospital discutiu a possibilidade de hipersensibilidade à carbamazepina e solicitou a suspensão da droga. Após esta conduta, no decorrer de poucos dias evoluiu com regressão total dos sintomas. Conclusões: As reações de hipersensibilidade a medicamentos representam um problema de saúde pública. A identificação precoce destas reações minimiza o sofrimento do paciente, reduz gastos públicos com internações e promove melhor acesso à saúde pela população em geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Maurício Assis Rodrigues, Fabiano de Souza Santos Filho, Oscar Lara Rocha Junior, Carlos Eduardo Faria Ferreira.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).