INTOXICAÇÃO PELO CHUMBO EM PACIENTE COM PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO ALOJADO NA CABEÇA FEMORAL: UM RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.367.vol.16.n1.2021Palavras-chave:
Intoxicação por Chumbo, Ferimentos por arma de fogo, Líquido sinovialResumo
Introdução: O chumbo é um elemento tóxico quando na corrente sanguínea, comprometendo os sistemas nervoso, hematológico e renal, além de causar distúrbios gastrointestinais, hipertensão e infertilidade. Os principais meios de exposição são inalação e ingestão, podendo ocorrer na retenção de projétil de arma de fogo em contato com líquido sinovial ou cefalorraquidiano. O tratamento desses casos requer terapia com quelantes do chumbo, além de retirada cirúrgica do projétil. O diagnóstico pode ser confirmado por dosagem sérica do metal ou ácido delta-aminolevulínico (ALA) no sangue ou urina, protoporfirina de zinco ou protoporfirina livre.
Objetivos: Relatar um caso de intoxicação pelo chumbo secundário à retenção de projétil de arma de fogo; Auxiliar no reconhecimento da doença; Discutir sobre o tratamento e seguimento da doença; Auxiliar no manejo clínico de casos semelhantes.
Descrição do caso: paciente de 25 anos, pintor, vítima de 3 acidentes com projétil de arma de fogo, possuía 1 projétil alojado na região proximal do fêmur esquerdo, em contato com líquido sinovial. Após 4 anos, evoluiu com sintomas de intoxicação por chumbo (dor abdominal, anemia, crise convulsiva e disartria), confirmação diagnóstica através da dosagem sérica de 226,7 mcg/dL (referência 40). Realizado tratamento com quelante do chumbo e artroplastia do quadril, com melhora completa dos sintomas.
Conclusões: casos de intoxicação podem gerar sinais e sintomas inespecíficos. Portanto, se torna importante a educação dos profissionais de saúde acerca do tema, para correto diagnóstico e manejo destes pacientes.
Palavras-chave: Intoxicação por chumbo. Ferimentos por arma de fogo. Líquido sinovial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Priscila Pinto Barroso, Altamir Almeida Filho, Caio Guimarães Araujo, Camila Pedruzze Machado, Renata Xavier Frechiani de Castro Bergamin, Sibia Soraya Marcondes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).