Afasia progressiva primária formalogopênica
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.39.vol.10.n1.2015Palavras-chave:
afasia progressiva primária, logopenia, diagnóstico diferenciaResumo
A Afasia Progressiva Primária (APP) é uma síndrome neurodegenerativa de instalação insidiosa, que afeta principalmente a linguagem, cuja deterioração é progressiva. A apresentação inicial é a dificuldade de nomeação, como ocorre na fase inicial da Doença de Alzheimer (DA). Objetivos:Relatar um caso de APP na sua forma logopênica, realizar uma revisão da literatura médica especializada. Discutir a importância do correto diagnóstico e diagnósticos diferenciais. Relato do Caso:Mulher,74 anos, previamente hígida, mantendo suas atividades diárias, iniciou quadro com dificuldade de reconhecer e nomear os objetos de casa. Familiares relatam piora da memória recente nesse período, com episódios de confusão associada. Um ano após o inicio do quadro a paciente não conseguia gerir mais suas atividades diárias, necessitando de auxilio para as atividades que inicialmente desempenhava sozinha. Nesse período foi feito diagnóstico de DA. O quadro piorou com o passar dos meses, com piora da interação, da nomeação, discurso pouco fluente, repetindo com dificuldade o que se pede para falar. RNM demonstra atrofia em região fronto-temporal à esquerda. Conclusões: A forma logopênica da APP, aspecto da paciente em questão, se manifesta com um discurso pouco fluente, com um ritmo lento e com pausas anômicas longas, como foi o inicio do quadro. A repetição e a compreensão para frases de estrutura gramatical mais complexa estão perturbadas, mas preservadas para palavras isoladas. Pode haver expressão limitada e grande dificuldade na compreensão da palavra, fato observado nessa paciente após dois anos de evolução clínica. O principal diagnóstico diferencial é a DA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Vanderson Carvalho Neri, Pedro Mercante Schmith, Marcia Dias, Yasmin Barreto Soares, Thiago Aguiar, Jéssica Marques.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).