Episódios tromboembólicos em pacientes acometidos por COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.669.vol.17.n2.2022Palavras-chave:
COVID-19, SARS-CoV-2, TromboseResumo
A COVID-19 é definida por uma doença respiratória grave que cursa com uma alta transmissibilidade e alta virulência, possui como vírus causador o SARS-CoV-2. Os mecanismos de defesa do hospedeiro incluem citocinas pró-inflamatórias e proteínas do sistema complemento, responsáveis por realimentar o ciclo de inflamação e trombose, uma vez que ativam a cascata de coagulação. Compreender o percurso da Covid-19 e a interação da doença com a imunidade, o endotélio e a coagulação, assim como a possível progressão para o desdobramento de doenças tromboembólicas. A coleta de dados ocorreu nas plataformas SciELO, PubMed, ScienceDirect, a respeito dos episódios tromboembólicos em pacientes acometidos pela COVID-19, publicados a partir de 2014, usando critério de idade entre 40 e 80 anos e excluindo estudos repetidos. Dentre os eventos tromboembólicos mais comuns observados em pacientes com COVID-19 está o tromboembolismo venoso (TEV). As manifestações trombóticas podem surgir no decorrer ou após o término da infecção. A infecção inicialmente desenvolve uma inflamação e uma ativação da cascata de coagulação de forma localizada, no entanto, com a progressão da doença e um maior desenvolvimento dos mecanismos de defesa no organismo, uma possível coagulopatia intravascular disseminada pode acontecer. Os pacientes que apresentam uma maior severidade no quadro da doença possuem maiores chances de desenvolver uma coagulopatia associada a um mau prognóstico, sendo então, mais propensos a desenvolverem eventos trombóticos. Ademais, indivíduos que já apresentavam comorbidades inflamatórias crônicas, como diabetes, cardiopatias e pneumopatias, são mais suscetíveis a complicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Liz Stéfanie Morais Viana, Laura Pimentel Medina, Selenna Gualberto de Araujo, João Marcelo Junio Gomes Falcão, Nikolle Poleto Vasconcelos Cordeiro, Marta Cristina da Cunha Rodrigues.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).








