Púrpura Trombocitopênica Idiopática grave por Citomegalovírus
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.826.vol.18.n1.2023Palavras-chave:
Púrpura Trombocitopênica Idiopática, Trombocitopenia, CitomegalovírusResumo
A Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) é uma condição autoimune caracterizada pela destruição plaquetária mediada por anticorpos, com maior prevalência na faixa etária pediátrica. O diagnóstico é de exclusão, demonstrando plaquetopenia isolada e sinais clínicos, como equimoses, menorragia e gengivorragia. O presente artigo evidencia um caso de PTI associada à infecção por citomegalovírus em um homem de 64 anos. O exame inicial evidenciou uma trombocitopenia de 5.000 10³/mm³ e suas manifestações eram hematoma em palato e em fossa cubital direita, além de púrpuras em membros superiores, inferiores e abdome, além de episódios de melena, hematúria e epistaxe. O tratamento com imunoglobulina humana e corticoterapia foi efetivo, evoluindo com elevação plaquetometria e redução dos hematomas. Visto que a plaquetopenia é uma alteração comum a diversas patologias, é necessário realizar o diagnóstico diferencial para que o tratamento seja iniciado o mais precoce possível de modo a de evitar a evolução para quadros hemorrágicos graves.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo Pessanha Cordeiro, Leticia de Almeida Velasco, Juliana Fraga Soares, Marina Araujo Zulchner.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).