Níveis plasmáticos de adiponectina e sua relação com obesidade e comorbidades:
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.867.vol.18.n2.2023Palavras-chave:
Adiponectina, Obesidade, Sobrepeso, ComorbidadeResumo
O tecido adiposo é um órgão endócrino capaz de secretar diversas substâncias bioativas. Dentre as proteínas secretadas pelos adipócitos, a adiponectina é a mais abundante, apresentando ações fisiológicas importantes. Esta revisão teve como objetivo descrever o mecanismo de ação dessa proteína no organismo e as comorbidades associadas aos baixos níveis plasmáticos. Para realizar as buscas na literatura, foram consultadas quatro bases de dados: PubMed, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Medline, abrangendo os anos de 2006 a 2023. A redução da adiponectina, observada nos indivíduos obesos, impacta na suscetibilidade ao desenvolvimento de diversas comorbidades. Além disso, por ser um hormônio protetor, seria interessante incluir tais exames para acompanhamento e diagnostico de sobrepeso e obesidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 André Everton de Freitas, Mariana Marcolino Costa, Warlen Eduardo Queiroz, Raquel Pereira Fonseca, Joel Alves Lamounier.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista;
- Os autores podem firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho nesta revista (por exemplo, depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
- Os autores têm permissão e são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site pessoal) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode promover trocas produtivas, bem como aumentar a visibilidade e a citação antecipada do trabalho publicado (Confira mais sobre esse tema em The Effect of Open Access).