Diagnóstico diferencial em caso de Injúria Renal Aguda pré-renal
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v12022p30Palavras-chave:
Lúpus, Injúria renal aguda, Daingóstico diferencialResumo
Introdução: O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença multissistêmica que acomete homens com uma incidência dez vezes menor e tem repercussões clínicas variadas relacionadas ao caráter autoimune. Objetivo: Relatar o caso de um paciente portador de Lúpus Eritematoso Sistêmico com Injúria Renal Aguda e discutir diagnósticos diferenciais. Descrição do caso: Masculino, 21 anos, deu entrada no hospital com artralgia, dispneia e relato de sintomas gripais há 12 dias. Na investigação diagnóstica foi encontrado derrame pericárdico e pleural volumoso, com sinais de tamponamento cardíaco e marcadores sorológicos positivos para LES. Métodos: as informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, registro fotográfico dos métodos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura. Conclusão: O caso relatado e publicações levantadas trazem à luz a discussão da complexa fisiopatologia do LES, no qual pode cursar com vários processos patológicos que explicam os sinais e sintomas sistêmicos. Dentre eles, a injúria renal que embora seja mais obviamente associada a glomerulonefrite lúpica, pode ser proveniente de outros diagnósticos, que quando bem estudados podem minimizar repercussões mais complexas com procedimentos mais simples.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Laura Paes Paes Moraes, Ana Laura Campos Venturinelli Martins, Vivia Lima Cabral Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).