A importância da avaliação do comportamento adaptativo na infância
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p4Palavras-chave:
Transtornos do comportamento infantil, Escala de Avaliação Comportamental, Adaptação PsicológicaResumo
O projeto de extensão “avaliação do comportamento adaptativo na infância” optou por usar a escala de Vineland Adaptative Behavior Scales (Escalas Vineland de Comportamento Adaptativo), o qual é um instrumento que avalia o comportamento adaptativo, ou seja, identifica se a criança tem habilidades que permitem que se adapte em diversos ambientes. Essa avaliação serve como apoio para os profissionais na elaboração de planos e intervenções que ajudam na autonomia e desenvolvimento da criança. Nesse sentido, a escala de Vineland é dividida em 5 grandes áreas: comunicação, habilidades diárias, socialização, comportamento desajustado e habilidades motoras. Então, o ideal é que seja aplicado por profissionais da psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional e neuropsicologia. Pois, o objetivo é avaliar o comportamento adaptativo na infância através do Vineland para ajudar nas intervenções das crianças com algum déficit intelectual e transtornos do desenvolvimento, melhorando sua qualidade de vida e detectando suas áreas de maior fragilidade. A aplicação do Vineland no Centro de Saúde foi de extrema relevância para os extensionistas e a comunidade. Pois a partir do treinamento para os alunos do projeto sobre a aplicabilidade do teste, as consultas foram marcadas de forma individual. Assim, o teste foi realizado da melhor forma possível, pois foi analisado principalmente pela perspectiva do cuidador que respondia as perguntas em relação ao cotidiano da criança. Dessa forma, era identificado o score para saber se o déficit era leve, moderado ou grave, e então dar um direcionamento para os familiares sobre os próximos passos. Além disso, esta atenção pode ser compreendida como uma ajuda favorável aos pacientes e suas famílias, pois com um resultado mais preciso de cada caso, o tratamento foi ajustado especificamente. De outubro de 2022 até junho de 2023, foram avaliadas 53 meninas e 98 meninos. Além desta 1º consulta, os pacientes recebiam consultas mais detalhadas com o psiquiatra e o psicólogo para esclarecer diagnósticos, ver com mais detalhes as áreas em maior déficit e ter as melhores intervenções para um melhor desenvolvimento. Este trabalho, busca destacar a relevância da aplicação do teste de Vineland para definir critérios que auxiliarão no diagnóstico de forma precoce. Dessa forma, possibilita aos cuidadores principais uma ampla visão da realidade das crianças e do que eles podem fazer para auxiliá-los no seu desenvolvimento. Além disso, possibilita aos profissionais de saúde identificar áreas de incapacidade nos pacientes, elaborar planos de promoção de saúde e inseri-los em atividades e terapias necessárias para o desenvolvimento das áreas afetadas, aumentando a autonomia das crianças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Samara Barboza Gomes, Larissa do Nascimento Fagundes, Rayanne Magalhães Andrade da Silva, Leonardo Muniz Soares Dias Duarte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).