SÍNDROME DA DESMIELINIZAÇÃO OSMÓTICA EM PACIENTE JOVEM, COM HIPONATREMIA E MAU PROGNÓSTICO

Autores

  • Pedro Glória Neto Hospital Ferreira Machado, Hospital Pró-Clínicas, Faculdade de Medicina de Campos
  • Vanderson Carvalho Neri

DOI:

https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.154.vol.2.n2.2007

Palavras-chave:

mielinólise, hiponatremia, desmielinização

Resumo

Introdução: A Síndrome da Desmielinização Osmótica é uma enfermidade caracterizada por edema e desmielinização, sem inflamação, da ponte e áreas extrapontinas. Os fatores predisponentes incluem uma doença clínica subjacente grave (como a doença de Addison, doença hepática e câncer), deficiência nutricional, abuso de álcool e drogas. Entretanto, a maior parte dos casos está relacionada a hiponatremia ou à sua rápida correção. Metodologia: Análise e revisão de prontuário e da literatura. Descrição do Caso: Os autores descrevem o caso de uma paciente desnutrida, com histórico de abuso de álcool (sic), que apresentou antes da internação, episódios de vômitos, soluço, recusa da alimentação e abuso da ingesta de líquidos até apresentar tetraparesia progressiva e Estado de Mal Epiléptico, com sinais de comprometimento dos pares cranianos: facial bilateral assimétrico, engasgo e dificuldade de deglutição, e diplopia nas miradas laterais. A Ressonância Magnética  evidenciou áreas de desmielinização em ponte e áreas da substância branca cerebral, e os exames laboratoriais comprovaram hiponatremia desde a internação. Conclusão: Os mecanismos exatos que geram o edema e a desmielinização são desconhecidos. Observou-se que 78% dos pacientes com desmielinização apresentaram distúrbios hidroeletrolíticos ou níveis alterados de gasometria. Sabe-se que o fator metabólico é o mais importante na gênese da doença, e quando não corrigido, pode tornar a lesão irreversível. O caso apresentado foi diagnosticado com base em critérios clínicos, radiológicos e laboratoriais, confirmando uma Mielinólise Pontina Central e uma Mielinólise Extra-Pontina, e por se tratar de um comprometimento grave, que pode envolver qualquer especialidade médica, é merecedor de tal descrição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Glória Neto, Hospital Ferreira Machado, Hospital Pró-Clínicas, Faculdade de Medicina de Campos

Médico Neurologista do Hospital Ferreira Machado. Médico Neurologista e Neurofisiologista do Hospital Pró-Clínicas, Campos dos Goytacazes, RJ.Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade de Neurofisiologia Clínica. Professor convidado de Neurologia da Faculdade de Medicina de Campos, RJ.

Vanderson Carvalho Neri

Aluno do 6° Ano do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Campos.

Downloads

Publicado

2007-12-03

Como Citar

Neto, P. G., & Neri, V. C. (2007). SÍNDROME DA DESMIELINIZAÇÃO OSMÓTICA EM PACIENTE JOVEM, COM HIPONATREMIA E MAU PROGNÓSTICO. Revista Científica Da Faculdade De Medicina De Campos, 2(2), 30–36. https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.154.vol.2.n2.2007

Edição

Seção

Relatos de Caso