Busca ativa de hipertensos e diabéticos na comunidade central, da cidade de Campos dos Goytacazes

Autores

  • Thaís Aparecida de Carmo Palermo
  • Rebeca Prata Teixeira dos Santos Peixoto
  • Rachel da Silva Gonçalves Ferreira
  • Édio Pereira Neto
  • Micaela Albertini Pereira Gomes Faculdade de Medicina de Campos (FMC)

DOI:

https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p8

Palavras-chave:

Hipertensão, diabéticos

Resumo

Introdução: Diante do estilo de vida que atualmente estamos inseridos, onde a globalização nos trouxe uma rotina estressante e competitiva no mercado de trabalho, uma alimentação industrializada e de fácil acesso, associada ao sedentarismo incentivado pela automatização, se viu necessário a inserção dos alunos do terceiro período da Faculdade de Medicina de Campos, no campo para uma real busca ativa de hipertensos e diabéticos, já que os índices nos têm mostrado um aumento dessas condições com grandes sequelas para a população e para o serviço público (SUS). A Secretaria de Estado da Saú- de de São Paulo (SES-SP) registrou um aumento de 43,8% no número de atendimentos ambulatoriais e internações por hipertensão em 2023 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram realizados 31.812 atendimentos, sendo que, em 2022, no mesmo período, foram registrados 22.112 atendimentos. Objetivos: Inserir os alunos da disciplina de Saúde Coletiva, no contexto de planejar uma ação na comunidade, executar a dinâmica com o público alvo e fazer o levantamento epidemiológico para posteriormente apresentar os dados que foram coletados abrindo uma discussão sobre casos reais. Relato de Experiência: A dinâmica inicia com um conteúdo teórico e prática discutido em sala de aula e depois os grupos divididos em 10 alunos, vão à campo para colocar em prática o aprendizado. A ação é realizada em um supermercado na frente da faculdade, área central da cidade, no horário da manhã para que um maior número de pessoas possa ter acesso, já que é o momento onde se fazem as compras para o café da manhã e o almoço, além dos trabalhadores de passagem. São disponibilizadas 50 fichas de atendimento. O primeiro passo é a anamnese, depois a pressão arterial é aferida, a glicemia capilar é medida, o peso e altura são tomados, a circunferência abdominal é conferida. Todas as instruções sobre a importância de cuidar da saúde individual e coletiva são conversadas e passadas para os pacientes atendidos, além da referência do atendimento quando necessário par uma das unidades de pronto atendimento da faculdade de medicina. O segundo momento da ação é realizado em sala de aula, onde os alunos fazem uma análise epidemiológica dos dados, como idade, profissão, fumante ou não, e o IMC é calculado. Dessa forma os alunos entram em contato com um atendimento real e trazem para a discussão os resultados da pesquisa coletados por eles. Conclusão: Os alunos se tornam atores principais do processo de trabalho e o aprendizado melhor absorvido à medida que lidam com situações adversas do cotidiano e fortalecem o vínculo com a comunidade. A população se beneficia do atendimento e das orientações dadas durante o atendimento, assim, a faculdade também cumpre um papel social de relevância na sociedade.

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Publicado

2023-11-11

Edição

Seção

Trabalhos originados de projetos de extensão

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