Educação em saúde e avaliação dos fatores de risco para Diabetes Mellitus tipo II dos professores da Secretaria de Educação de Campos dos Goytacazes
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v32024p5Palavras-chave:
Autocuidado, Diabetes Mellitus, Educação em Saúde, Extensão ComunitáriaResumo
De acordo com a International Diabetes Federation, cerca de 10% da população adulta no mundo vive com Diabetes. No Brasil, aproximadamente 17 milhões de pessoas são acometidas e mais de 50% são portadores da doença, mas não sabem. Nesse contexto, este projeto de extensão curricular buscou promover a conscientização sobre Diabetes Mellitus tipo II através da educação em saúde para professores da rede municipal. Para a realização da ação, os discentes do quarto período do curso de medicina da Faculdade de Medicina de Campos discutiram questões relacionadas ao agravo. Além disso, foram treinados para preencher o questionário Finnish Diabetes Risk Score que estratifica o risco de desenvolver Diabetes através da plataforma REDCap, utilizando tablets. Inicialmente, aconteceu uma roda de conversa em que os participantes foram incentivados a fazer perguntas sobre o tema. Posteriormente, ocorreu o preenchimento dos dados, que incluíram: termo de consentimento livre e esclarecido, nome, convênio de saúde, idade, sexo, uso de medicação para hipertensão arterial, hiperglicemia, história familiar de Diabetes, prática de atividade física e frequência de consumo de legumes, verduras, frutas e grãos. Foram verificados peso e altura para cálculo do índice de massa corporal, pressão arterial e circunferência abdominal. Dentre essas variáveis, foram incluídos os oito itens do questionário para estratificação do risco de desenvolvimento de Diabetes. O resultado da avaliação foi enviado por e-mail para os participantes com recomendações acerca de medidas preventivas e aqueles que apresentaram risco moderado, alto ou muito alto foram encaminhados para as unidades de atendimento da faculdade para acompanhamento. O projeto trouxe contribuições significativas, promovendo a conscientização sobre a doença e capacitando os professores para a disseminação de informações essenciais. Além disso, fortaleceu habilidades clínicas e de comunicação dos discentes e consolidou o compromisso com a responsabilidade social. Esta iniciativa conjunta evidencia o papel fundamental da instituição de ensino superior na promoção da saúde pública.
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