Características clínicas e epidemiológicas da esporotricose em Campos dos Goytacazes, RJ:
uma análise exploratória
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p21Palavras-chave:
Esporotricose, Epidemiologia, Infecção por SporothrixResumo
Introdução: A esporotricose é uma micose subcutânea de notificação compulsória em áreas endêmicas, como o estado do Rio de Janeiro, que tem se tornado uma preocupação devido ao seu impacto na saúde pública. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo contribuir para a compreensão dessa enfermidade, investigando as características clínicas e epidemiológicas dos casos de esporotricose notificados em uma unidade de saúde localizada em Campos dos Goytacazes, RJ. Métodos: Foi conduzido um estudo observacional analítico do tipo coorte prospectivo. Durante o período compreendido entre dezembro de 2022 e abril de 2023, foram coletados dados socioepidemiológicos e clínicos por meio de formulários aplicados durante as consultas. Além disso, as fichas de notificação compulsória foram utilizadas para identificar e incluir os casos no estudo. Todos os casos diagnosticados e notificados na unidade foram considerados para análise. A análise estatística incluiu o cálculo da média de idade dos pacientes afetados pela esporotricose e a estimativa da incidência da doença no grupo de mulheres do lar de etnia parda. O protocolo de pesquisa foi devidamente aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE: 64964122.2.0000.5244). Resultados: Durante o período de análise, de acordo com os dados do SINAN, foram notificados 13 casos de esporotricose na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ, sendo quatro desses casos incluídos no estudo. Observou-se uma predominância absoluta de mulheres do lar, com idade média de 52 anos e etnia parda, como o grupo mais afetado pela infecção fúngica. Todos os casos manifestaram-se na forma cutânea da doença, e os pacientes relataram contato recente com felinos, sugerindo que os gatos possam ser uma fonte crucial de transmissão da esporotricose. Discussão: Os resultados deste estudo exploratório corroboram a importância do contato com gatos na transmissão da esporotricose. A região estudada foi responsável por 30% dos casos de esporotricose registrados no município, o que demonstra a relevância da área de estudo como potencial área de contágio pelo fungo. A observação exclusiva da forma cutânea da esporotricose e a prevalência significativa em mulheres do lar de etnia parda podem estar relacionadas a particularidades locais do ambiente, comportamento humano e outros fatores de risco que merecem investigação mais aprofundada. Conclusão: Apesar das limitações impostas pelo número reduzido de casos analisados neste estudo, os achados fornecem informações valiosas sobre a esporotricose em Campos dos Goytacazes. Os resultados destacam a importância do sistema de notificação compulsória e da vigilância epidemiológica no monitoramento e enfrentamento da disseminação da doença, especialmente na população estudada. O envolvimento de gatos como vetor principal de transmissão em mulheres do lar enfatiza a relevância de programas de conscientização, prevenção e abordagens específicas para esses grupos de risco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tifany Bartolomeu da Silva, Beatriz da Silveira Abreu e Abreu , Maressa Pereira Pessanha, Edilbert Pellegrini Nahn Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).