Mieloma múltiplo
relato de caso clínico
DOI:
https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v12022p19Palavras-chave:
Mieloma Múltiplo, Anemia, Diagnóstico, Prognóstico, Relatos de CasosResumo
Introdução: O mieloma múltiplo é uma doença causada pela proliferação de um clone de células B neoplásicas que originam múltiplas lesões pelo corpo. A partir do crescimento clonal ocorre a produção de imunoglobulinas anômalas e não funcionais em excesso pelo corpo, gerando sintomas clássicos da doença como: a hipercalcemia, a insuficiência renal, a anemia e lesões ósseas. A invasão da medula óssea está diretamente associada aos sintomas típicos, além de tornar o paciente mais suprimido em relação a sua imunidade humoral. O uso de altas doses de quimioterapia seguida do transplante de células-tronco hematopoiéticas autólogo continua sendo o tratamento padrão para essa doença. Objetivo: Relatar um caso clínico de mieloma múltiplo. Descrição do caso: Paciente do gênero masculino, 49 anos, com relato de episódios de lombalgia intensa associado a cefaleia que não apresentavam melhora após a administração de medicamentos. Não apresentava alterações extraósseas ou acometimento neurológico. Foi solicitado exames laboratoriais e ressonância magnética da coluna lombo-sacra, que evidenciaram, respectivamente, anemia normocrômica normocítica, aumento das cadeias leves da imunoglobulina G monoclonal e lesões líticas em L3. Assim, foi submetido a biópsia de medula óssea, com confirmação diagnóstica de mieloma múltiplo. Logo, foi iniciado o tratamento quimioterápico com VCD (Bortezomibe, Ciclofosfamida e Dexametasona) associado ao transplante de medula óssea autólogo, com boa resposta (normalização da paraproteinemia). Houve recaída da doença de forma agressiva após 18 meses, com dor óssea difusa e acometimento de ossos cranianos. Assim, foi indicado um segundo procedimento de ao transplante de medula óssea com quimioterapia venosa com VCD, mas sem sucesso. O paciente veio a óbito um ano e meio após a segunda modalidade terapêutica. Conclusões: O mieloma múltiplo é uma doença progressiva incurável, com prognóstico ruim. Logo, este relato de caso auxilia no conhecimento das principais características clínicas dessa doença corroborando com o clínico no entendimento da sua patogênese, com ênfase no processo de diagnóstico e tratamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thaís Gama de Oliveira, William Rodrigues da Silva , Juliana Batista Alvarenga, José de Assis Silva Júnior, Luisa Aguirre Buexm

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro aos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Faculdade de Medicina de Campos (FMC) irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pelos Anais da Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Faculdade de Medicina de Campos poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).