Farmacoepidemiologia do Centro de Saúde de Guarus e sua integração com os componentes curriculares do 4° período do curso de farmácia

Autores

  • Luana Almeida Souza Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Bruna Chagas Rodrigues Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Barbara de Souza Oliveira Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Jhennifer Peixoto Falcão Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil
  • Maycon Bruno de Almeida Faculdade de Medicina de Campos – FMC, Campos dos Goytacazes, RJ- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29184/anaisscfmc.v32024p34

Palavras-chave:

Farmacoepidemiologia, Componentes curriculares, Uso racional de medicamentos

Resumo

A farmacoepidemiologia visa compreender o perfil de utilização de medicamentos por uma dada população e avaliar a segurança e eficácia dos medicamentos utilizados, com forte correlação com a farmacologia clínica. O presente estudo teve como objetivo a definição do perfil farmacoepidemiológico do Centro de Saúde de Guarus e sua interação com os componentes curriculares do 4° período da graduação em farmácia da Faculdade de Medicina de Campos. Foi realizada uma pesquisa documental retrospectiva, a partir dos dados disponibilizados pelo Departamento de Assistência Farmacêutica de Campos dos Goytacazes analisando os registros de dispensação de medicamentos controlados da unidade Centro de Saúde de Guarus de janeiro a dezembro de 2023. Foram dispensados 151638 unidades farmacêuticas de medicamentos controlados na unidade. Os fármacos mais dispensados foram benzodiazepínicos, inibidores seletivos da recaptação da serotonina, antidepressivo tricíclico, antiepiléticos, respectivamente, clonazepam (29020 comprimidos), fluoxetina (20304 comprimidos), amitriptilina (16280 comprimidos) e carbamazepina (10853 comprimidos), que correspondem somados a mais da metade (50,4%) dos medicamentos controlados dispensados na unidade. Estudos científicos mostram que correlacionar componentes curriculares com práticas integradoras multidisciplinares maximiza a capacidade de compreensão do estudante, qualificando o processo de ensino aprendizagem e tornando palpável o conhecimento discutido em sala de aula. Assim, os medicamentos citados acima foram sistematicamente relacionados com os componentes cursados no 4º período (Biossegurança, Saúde Coletiva e Farmacoepidemiologia, Farmacobotânica, Fisiologia II, Química Orgânica II e Química Analítica Qualitativa). Conclui-se que o estudo realizado a partir dos dados de dispensação do Centro de Saúde de Guarus permitiu uma visão geral do contexto farmacoepidemiológico da população assistida pela unidade e a visão panorâmica criada por intermédio das discussões integradoras dos componentes curriculares permitem novos desafios relacionados à proposição de políticas públicas relacionadas ao uso racional de medicamentos.

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Publicado

2024-10-17

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